Testes Públicos de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação

A Justiça Eleitoral promoveu, entre os dias 10 e 13 de novembro de 2009, a 1ª edição dos Testes Públicos de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação, em busca da colaboração da sociedade brasileira para o aperfeiçoamento da urna eletrônica utilizada nas eleições do país.

Qualquer cidadão podia participar do evento, que aconteceu no auditório do 2º andar do antigo Edifício Sede do TSE, localizado no Setor de Autarquias Sul, Praça dos Tribunais Superiores, Bloco "C" - Brasília/DF.

Transparência, confiabilidade e segurança

O objetivo dos testes é dar mais transparência ao sistema eletrônico de votação e demonstrar a confiabilidade e segurança da urna.

Para tanto, o evento deu aos participantes a oportunidade de utilizar métodos e técnicas para tentar atacar a urna eletrônica e todos os seus componentes internos e externos, com a finalidade de explorar eventuais vulnerabilidades do sistema relacionadas à violação da integridade e/ou ao sigilo do voto.

Os testes públicos respeitaram os procedimentos previstos nas normas aplicáveis ao sistema eletrônico de votação e, ainda, consideraram os elementos de segurança agregados aos produtos emitidos pela urna eletrônica.

Edital - abertura (formato PDF)

Relatório final da comissão avaliadora (formato PDF)