Recadastramento biométrico pelo país

TRE-RN Urna eletrônica com biometria

Nesta terceira etapa do Programa de Identificação Biométrica do Eleitor, a Justiça Eleitoral pretende recadastrar biometricamente eleitores de 488 cidades até o início de 2014, podendo alcançar ainda outros municípios. Para saber se o recadastramento biométrico está ocorrendo na sua cidade.

O recadastramento biométrico é gratuito e obrigatório a todos os eleitores, inclusive para aqueles cujo voto é facultativo, ou seja, para os analfabetos e para os quem têm 16 e 17 anos ou mais de 70 anos e que desejem votar.

O eleitor que não se recadastrar terá o título cancelado e poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrições, além de ter dificuldades para nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial e obtenção de certidão de quitação eleitoral, entre outros.

Para se recadastrar, basta que o eleitor compareça ao cartório eleitoral em que está inscrito portando documento oficial com foto (com exceção do passaporte), título eleitoral e comprovante de residência.

LC/LF