Tribunal Superior Eleitoral
2º Seminário de Gestão Eletrônica de Documentos do Poder Judiciário
Tribunal Superior Eleitoral Secretaria de Gestão da Informação
Secretaria de Gestão da Informação

Inscrições: março de 2016

Data: 14 e 15 de abril de 2016

Horário: Das 9h às 18h no dia 14 e das 9h às 13h no dia 15 de abril

Local: Auditório I do Edifício-Sede do Tribunal Superior Eleitoral

2º Seminário de Gestão Eletrônica de Documentos do Poder Judiciário

Apresentação

O 2º Seminário de Gestão Eletrônica de Documentos do Poder Judiciário, organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, tem o objetivo de promover debates sobre os novos desafios da gestão documental e da preservação digital.

A Gestão Eletrônica de Documentos (GED) vem ganhando mais importância na gestão documental dos órgãos públicos. Para ser proveitosa, é necessário que se tenha, além de conhecimento teórico e prático, uma visão dos seus objetivos e das suas políticas e experiências.

A temática do seminário envolverá os aspectos legais, as tecnologias de GED, o Processo Judicial Eletrônico (PJE), a certificação digital, a segurança da informação e a preservação de informações em documentação digital.

O seminário será realizado nos dias 14 e 15 de abril de 2016 no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília/DF.

2º Seminário de Gestão Eletrônica de Documentos do Poder Judiciário

Público-Alvo

  • servidores e colaboradores da área de gestão eletrônica de documentos e de gestão da informação do Poder Judiciário;
  • alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Arquivologia, Ciência da Informação e Tecnologia da Informação;
  • profissionais que atuam em instituições e em serviços de gestão eletrônica de documentos, de acesso à informação, de arquivos e de Tecnologia da Informação.
2º Seminário de Gestão Eletrônica de Documentos do Poder Judiciário

Programação

14.4 – Quinta-feira

8h às 9h30 Credenciamento
9h30 às 10h Cerimônia de abertura do seminário
10h às 12h

Painel I

Mediador: Júlio César Sousa Gomes (TSE)

Tema 1: Processo Judicial Eletrônico (PJE)
Palestrante: Simone Batalha (TSE)

Tema 2: Sistemas Informatizados PGD/SEI
Palestrante: Suely Saick (TSE)

12h às 14h Almoço
14h às 16h

Painel II

Mediador: Otacílio Marques (TJDFT)

Tema 1: Segurança da Informação em Documentação Digital
Palestrante: Maria Rosângela Cunha

Tema 2: Aspectos Legais de Gestão Eletrônica de Documentos
Palestrante: Márcio Nicolau Dumas

16h Intervalo para o café
16h30 às 18h30

Painel III

Mediador: Rafael Luiz Melo de Almeida (STM)

Tema 1: Base de Dados e Armazenamento: Conceitos e Diretrizes
Palestrante: Dênis Paiva (TSE)

Tema 2: Preservação Digital de Documentos
Palestrante: Millard Schisler

15.4 – Sexta-feira

9h às 11h

Painel IV

Mediador: Vanderlei Batista (Câmara dos Deputados)

Tema 1: Archivematica como Ferramenta para Acesso e Preservação Digital em Longo Prazo
Palestrante: Daniel Flores

Tema 2: Descrição de Documentos e o Uso da Ferramenta Atom pela SJRS.
Palestrante: Tassiara Jaqueline Fanck Kich

11h Encerramento dos painéis
12h às 13h Reunião do Comitê de Gestão Documental da Justiça Eleitoral
2º Seminário de Gestão Eletrônica de Documentos do Poder Judiciário
2º Seminário de Gestão Eletrônica de Documentos do Poder Judiciário

Inscrições encerradas

2º Seminário de Gestão Eletrônica de Documentos do Poder Judiciário

Contato

E-mail: seminario.ged@tse.jus.br

Telefones: (61) 3030-9250/9270/9268

Local do evento: Tribunal Superior Eleitoral – Setor de Administração Federal Sul (SAFS), Quadra 7, Lotes 1/2 – Brasília/DF