Presidente do TSE fará abertura de congresso dos arquivos do Judiciário

O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, participará da cerimônia de abertura do 2º Congresso Brasileiro dos Arquivos do Poder Judiciário na manhã desta quarta-feira (28).

Documentos do TSE.
Documentos do TSE.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, participará da cerimônia de abertura do 2º Congresso Brasileiro dos Arquivos do Poder Judiciário na manhã desta quarta-feira (28). O evento, que se estende até a sexta-feira (30) na sede da Corte Eleitoral, em Brasília-DF, tem como objetivo proporcionar uma maior integração entre os órgãos do Judiciário responsáveis pela gestão da informação, permitindo a troca de experiências, a atualização e a capacitação dos seus participantes.

O tema central será “Os desafios da gestão documental e da preservação da memória do Poder Judiciário frente às novas tecnologias da informação”. Após a abertura do evento pelo presidente do TSE, os mais de 300 congressistas assistirão a uma apresentação cultural acerca do tema “Panorama Arquivístico: Gestão Documental no Poder Judiciário”. Em seguida será iniciada a programação científica do Congresso, com o Painel I, mediado pelo presidente do Conselho Nacional de Arquivo e diretor-geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes.

Os painéis do evento abordarão, entre outros, os seguintes temas: Gestão de Documentos Judiciais em Arquivo; Processo Eletrônico na Justiça Eleitoral; Estratégias de Preservação Digital; Repositórios Digitais Confiáveis; Controle de Vocabulário e Estrutura de Classificação; Gestão Documental da Justiça Eleitoral; Lei de Acesso à Informações; Documentos Digitais: Preservação e Acesso; Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade); Gestão da Qualidade: ISO 9001:2008 - Gerenciamento de entrada de documentos no Protocolo do TSE; e Importância de uma Política de Preservação Digital Institucional.

Os congressistas também poderão participar dos minicursos que serão oferecidos na tarde de quinta-feira (29) acerca de temas como Formatos de Arquivos e Preservação Digital, Projeto Interpares, Banco de Dados Aplicado aos Arquivos, Acervo Fotográfico e Introdução à Conservação e Restauro de Acervo Documental. No mesmo dia, após os minicursos, será apresentada a peça teatral “Os Desarquivistas”, sobre práticas de arquivamento.

Na sexta-feira (30) à tarde, será iniciada a apresentação dos trabalhos científicos desenvolvidos para o Congresso e, às 17h40, ocorrerá o encerramento do evento.

O 2º Congresso Brasileiro dos Arquivos do Poder Judiciário é organizado pelo TSE com apoio do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Superior Tribunal Militar (STM), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Conselho da Justiça Federal (CJF) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Mais informações podem ser obtidas pelo email congresso.arquivo@tse.jus.br, ou pelos telefones (61) 3030-9250 e 3030-9116.

Acesse aqui o hotsite do evento.

LC

 

Leia mais:

09/03/2012 - Congresso Brasileiro dos Arquivos do Poder Judiciário terá mais de 300 participantes

11/01/2012 - Estão abertas inscrições para 2º Congresso Brasileiro dos Arquivos do Poder Judiciário

19/12/2011 - TSE realiza 2º Congresso Brasileiro dos Arquivos do Poder Judiciário

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido