Presidente do TSE inaugura Sala de Imprensa em homenagem ao jornalista Carlos Castello Branco

O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, inaugurou na noite de hoje (27) a Sala de Imprensa Jornalista Carlos Castello Branco, da nova sede da Corte, em Brasília.

Presidente do TSE Ricardo Lewandowski  inaugura a sala do cometê de imprensa. Brasilia-DF 27/03/...

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, inaugurou na noite de hoje (27) a Sala de Imprensa Jornalista Carlos Castello Branco, da nova sede da Corte, em Brasília. O presidente do TSE lembrou a trajetória do jornalista e escritor, que publicou a famosa Coluna do Castello no Jornal do Brasil durante vários anos. “Profissional de renome nacional, trabalhou em alguns dos mais importantes jornais e revistas, sediados em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília”, disse o ministro. A solenidade contou com a presença dos familiares do jornalista, ministros do TSE, do presidente e diretores dos Diários Associados, parlamentares e jornalistas.

O ministro Lewandowski destacou que Carlos Castello Branco, “embora famoso, manteve sempre o recato e a humildade do homem sábio, assentando, certa feita, o seguinte: ‘Ofereço diariamente na minha coluna um material jornalístico para os cientistas políticos examinarem, aceitarem ou não, e corrigirem. Sou apenas um repórter que oferece subsídios’“.  Segundo o ministro Ricardo Lewandowski,  Carlos Castello Branco, no entanto, “fez muito mais do que fornecer meros subsídios aos estudiosos da política”.

Em nome da família, a filha do jornalista, Luciana Castello Branco afirmou que a homenagem que a Justiça Eleitoral e, particularmente, o TSE prestam a Carlos Castello Branco “é importante para manter viva a sua memória e o seu trabalho”. “Penso nele como a pessoa maravilhosa que foi, meu pai. Sinto uma saudade gostosa, mansa , amiga”, disse Luciana, agradecendo a todos os presentes.

Em seu pronunciamento, o presidente dos Diários Associados, Álvaro Teixeira da Costa, lembrou que Carlos Castello Branco iniciou na profissão em jornais dos Diários Associados. Segundo Álvaro da Costa, ao participar da inauguração da Sala de Imprensa em homenagem ao jornalista na nova sede do TSE, “transmito a todos os jornalistas que aqui vão trabalhar os votos de sucesso na produção – sob a inspiração de Castelinho -, de belas matérias e ótimas coberturas das decisões desta Corte”.

O presidente dos Diários Associados lembrou que a Justiça Eleitoral brasileira completou 80 anos em 24 de fevereiro deste ano e se acha em pleno desenvolvimento.  Álvaro da Costa salientou que, hoje, a Justiça Eleitoral, apesar do “gigantismo” dos mais de 130 milhões de eleitores que tem o País, realiza eleições gerais em um único dia, mantendo rigoroso padrão de procedimentos e de lisura.  O presidente dos Diários Associados lembrou a inovação tecnológica da Justiça Eleitoral, com as urnas eletrônicas e a identificação digital do eleitor, e recentemente, a edição da Lei da Ficha Limpa, em 2010.

O ministro Ricardo Lewandowski ressaltou que a Sala de Imprensa Jornalista Carlos Castello Branco foi instalada ao lado da Sala dos Advogados, “ambas em local privilegiado, ou seja, quase vizinhas ao Plenário, para que os profissionais das duas categorias, guardadas as peculiaridades das respectivas profissões, melhor possam exercer o importante múnus político de guardiões da liberdade”.

Carlos Castello Branco, conhecido nacionalmente como Castelinho, nasceu em Teresinha-PI em 25 de junho de 1920 e faleceu no Rio de Janeiro em 1º de junho de 1993. Ingressou nos Diários Associados em 1939. Em 1961, exerceu o cargo de secretário de Imprensa no governo Jânio Quadros. Após a renúncia de Jânio, o jornalista chefiou a sucursal do Jornal do Brasil, em Brasília, de 1962 a 1972, onde iniciou a prestigiosa Coluna do Castello, que manteve até o fim da vida.

EM/LF

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido