Justiça Eleitoral inaugura Central de Atendimento em Embu das Artes - SP

TRE-ES: Leitor Biométrico

Foi inaugurada no dia 7 de agosto, em Embu das Artes, a Central de Atendimento para recadastrar o eleitorado do município com captação dos dados biométricos. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Alceu Penteado Navarro, afirmou que a escolha do município para o recadastramento não foi por acaso: “A participação espontânea da população no plebiscito de 2011, organizado pelo TRE para a mudança de nome do município, foi um forte indício de seu engajamento, que esperamos ser repetido agora”. O desembargador avaliou que a Justiça Eleitoral dá outro passo importante para o avanço do programa de identificação biométrica com a inauguração da central e agradeceu a colaboração de todos e os esforços da prefeitura.


O prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, que também participou da inauguração, disse que está muito honrado pelo fato de Embu das Artes ser o primeiro município da região metropolitana a passar pelo recadastramento. “Faremos de tudo para que o recadastramento possa servir de modelo para o Brasil. Mais uma vez o nosso país, na consolidação de seu processo democrático, dá um exemplo para o mundo”, concluiu.


O prefeito e o presidente da câmara de vereadores, Sandoval Soares Pinheiro, fizeram o recadastramento biométrico e, em poucos minutos, estavam com o novo título em mãos.


O recadastramento biométrico começa nesta quinta-feira e o comparecimento é obrigatório. A central fica no Parque do lago Francisco Rizzo, rua Alberto Giosa, 320, bairro Quinhaú. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17horas e o eleitor poderá agendar seu atendimento no site do TRE. Dia 28 de fevereiro de 2014 termina o recadastramento.
A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores façam desde já a sua revisão para evitar filas que tradicionalmente se formam no final do prazo.


O eleitor deve comparecer portando documento de identificação e comprovante de residência emitido entre agosto de 2012 e abril de 2013. Quem não comparecer terá o título cancelado.


Os eleitores de Embu das Artes terão a oportunidade de visitar a exposição “Palácio da Justiça, berço do TRE”, apresentada no mesmo ambiente onde ocorre o recadastramento biométrico. A mostra apresenta, entre outras curiosidades, o primeiro modelo de urna eletrônica, desenvolvido em 1996 e que possuía teclado de membrana. A exposição foi organizada pelo Centro de Memória Eleitoral (CEMEL) do TRE-SP e pelo Museu do Tribunal de Justiça.

Saiba sobre a biometria no Brasil.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-SP

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido