Peça de teatro sobre voto consciente é destaque do Brasil Eleitor

Peça de teatro sobre voto consciente é destaque do Brasil Eleitor

Novo Brasil Eleitor

O programa Brasil Eleitor desta semana destaca a iniciativa dos servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins (TRE-TO) para chamar a atenção dos jovens sobre o valor do voto. Os servidores montaram um grupo de teatro e apresentaram a peça “Voto Vendido, Consciência Perdida”, que mostra o dia a dia de um prefeito corrupto que enfrenta uma população consciente da importância de escolher bem os políticos que administrarão a cidade. Esta edição do programa vai ao ar neste domingo (1º), às 20h30, pela TV Justiça.

Outra matéria mostra que o julgamento de processos históricos do Brasil podem ser consultados no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por meio da página Jurisprudência, é possível conferir, na íntegra, as decisões que tiveram grande repercussão no país desde 1945.

Esta edição também explica o conceito e tipos de crimes eleitorais, que são condutas desrespeitosas à legislação eleitoral. A partir de denúncia à Justiça Eleitoral, candidatos e eleitores podem ser condenados a penas como prestação de serviços e até mesmo detenção. Boca de urna, compra e venda de votos e transporte ilegal de eleitores são exemplos mais comuns, principalmente em dia de eleição.

O Brasil Eleitor mostra ainda que o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, que está realizando o recadastramento biométrico, pede aos eleitores que compareçam ao cartórios no dia e horário agendados ou remarquem o recadastramento quando não puderem comparecer. Isso facilita o atendimento de outros eleitores, tendo em vista que quase dois milhões de votantes precisam se recadastrar até março do ano que vem.

Outra reportagem abordar o 2º Concurso de Redação realizado pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, que premiará os estudantes dos ensinos fundamental e médio que escreverem a melhor redação com o tema “O que esperamos do prefeito do nosso município?”.  Esse desafio tem o objetivo de incentivar os jovens a conhecerem a política e se conscientizarem do quanto é importante a participação na democracia.

Para finalizar, o programa mostra um trecho da série “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia”, que nesta semana traz entrevista com o ex-presidente do TSE Célio Borja. Na entrevista, Borja relembra quando começou a participar da política, ainda jovem, em 1945, na época da queda do ex-presidente do Brasil Getúlio Vargas, quando foi convidado para uma reunião de fundação do diretório estudantil da União Democrática Nacional.

Alcance

O Brasil Eleitor é produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do TSE, sendo transmitido por 27 emissoras de TV de todo o país.

Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda-feira, às 9h; terça-feira, às 13h30; quarta-feira, às 18h; e quinta-feira, às 9h.

Também é possível assistir aos vídeos no canal oficial do TSE no YouTube.

GV/GA

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido