Revisão biométrica deve ser concluída em 181 cidades até o final do ano, destaca o Giro Eleitoral

Revisão biométrica deve ser concluída em 181 cidades até o final do ano, destaca o Giro Eleitoral

Giro Eleitoral em 09/05/2013

O programa Giro Eleitoral, que vai ao ar neste sábado (31) na TV Justiça, destaca esta semana que desde o início do segundo semestre, 79 cidades de 11 Estados foram incluídas no programa de recadastramento biométrico da Justiça Eleitoral. A previsão é que o recadastramento de eleitores de 181 cidades termine até o final do ano. A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que, nas eleições gerais de 2014, mais de 23 milhões de eleitores sejam identificados pelas impressões digitais na hora de votar.

De acordo com a reportagem, nesta etapa do programa, a Justiça Eleitoral planeja identificar quase 13 milhões de eleitores. Até agora, mais de quatro milhões já foram atendidos. Centenas de municípios de 23 Estados estão na lista do recadastramento, entre eles as capitais Brasília-DF, Rio Branco-AC, Macapá-AP, São Luís-MA, João Pessoa-PB, Recife-PE, Teresina-PI, Natal-RN, Boa Vista-RR e Palmas-TO.

O programa mostra ainda que garantir a acessibilidade a todos os eleitores é uma preocupação constante da Justiça Eleitoral. Em todo o Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, mais de 20% da população possuem algum tipo de necessidade especial. São quase 50 milhões de pessoas.

No Rio Grande do Sul, para comemorar a Semana Estadual de Pessoas com Deficiência foi realizada uma palestra na sede do Tribunal Regional Eleitoral. Na ocasião, foi lançada a política de acessibilidade do TRE. A presidente do tribunal regional, desembargadora Elaine Macedo, apresentou algumas ações já realizadas pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul para garantir a quem possui alguma deficiência o direito à cidadania.

Por fim, o programa também mostra que, na Bahia, agentes de saúde viram parceiros na divulgação da biometria. Em todo o Estado, o recadastramento biométrico já começou em 50% dos municípios previstos. Em uma zona eleitoral de Ubaitaba, o atendimento tem superado as expectativas. Já foram atendidos 21% dos eleitores da cidade. Nesta etapa, o TRE da Bahia está contando com o apoio de agentes de saúde. Cerca de 130 profissionais de Ubaitaba, Aurelino Leal e Gongogi, no sul do Estado, estão colaborando com a divulgação da biometria na região, passando de casa em casa e conversando com os moradores.

O Giro

O Giro Eleitoral é um programa semanal que traz as principais informações da Justiça Eleitoral nos Estados e vai ao ar todo sábado, às 16h50, e às terças-feiras, às 7h54, na TV Justiça.

O programa também pode ser acessado no canal oficial do TSE no YouTube. Para assistir, basta clicar no destaque do Giro Eleitoral e ficar por dentro do que está sendo feito em todo o país para garantir os direitos do eleitor brasileiro.

BB/LF

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido