Brasil Eleitor destaca obrigatoriedade do voto para residentes no exterior

Novo Brasil Eleitor

O programa Brasil Eleitor desta semana vai apresentar matéria que explica a obrigatoriedade do voto para o brasileiro que possui domicílio eleitoral no exterior. A diferença é que o voto só é exigido para presidente da República. O programa mostra também que quem vive fora do país e mantém domicílio eleitoral em algum município brasileiro, continua sendo obrigado a votar em todas as eleições, caso contrário, precisa justificar a ausência. O programa vai ao ar, pela TV Justiça, neste domingo (22), às 20h.

Outra reportagem vai mostrar o resultado do concurso de redação organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, que teve a participação de mais de dois mil alunos da rede pública e particular de ensino. A premiação revelou jovens de muita opinião quando o assunto é a política brasileira e a democracia.

Com a proximidade do ano eleitoral, outra matéria vai esclarecer as atribuições dos governadores e do presidente da República e quem pode se candidatar a esses cargos. O quadro Recado do Eleitor entrevista cidadãos nas ruas de São Paulo para ouvir sugestões sobre o que precisa ser melhorado na cidade e no país.

O Brasil Eleitor também vai destacar iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná que atingiu a marca de 128 fóruns eleitorais inaugurados no interior do estado. Os números fazem parte de um projeto inédito no país que busca dar conforto e agilidade no atendimento ao eleitor. Ainda este ano, estão previstas inaugurações de mais dois fóruns no Paraná.

Para finalizar, o programa vai exibir entrevista com o jogador Ronaldinho Gaúcho. Com 33 anos, ele já jogou no futebol europeu, foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa e também foi destaque da Seleção Brasileira quando o Brasil ganhou o pentacampeonato em 2002. Ronaldinho falou sobre futebol, carreira e cidadania. O jogador do clube Atlético Mineiro, Gilberto Silva, também concedeu entrevista e falou, entre outros assuntos, sobre a importância do direito de voto.

Alcance

O Brasil Eleitor é produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo transmitido por 40 emissoras de TV de todo o país.

Pode-se assistir aos vídeos no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço http://www.youtube.com/justicaeleitoral.

Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; terça, às 13h30; quarta, às 18h e quinta, às 9h.

AT/GV

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido