TRE-DF inicia recadastramento biométrico dos eleitores

TRE-DF inicia recadastramento biométrico dos eleitores

Desembargador Mário Machado no  lançamento do recadastramento biométrico no DF em 25-02-2013

Ouça matéria sobre o tema.

Nas Eleições Gerais de 2014, todos os eleitores do Distrito Federal vão ser identificados por meio da biometria – leitor pelas impressões digitais. O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Mario Machado, em entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda-feira (25). Logo após a entrevista, o presidente se recadastrou no novo sistema.

O recadastramento é obrigatório a todos os eleitores, inclusive para aqueles cujo voto é facultativo, ou seja, para os analfabetos e quem tem entre 16 e 18 anos ou mais de 70, mas que tenha título de eleitor. O recadastramento deve ser feito até 31 de março do ano que vem. Quem não se recadastrar neste período terá o título cancelado. A partir de hoje, os cidadãos que forem tirar o título pela primeira vez no Distrito Federal já serão identificados pela biometria.

Agendamento

Para facilitar e agilizar o atendimento, os eleitores deverão agendar o recadastramento a qualquer hora por meio do site do TRE , ou pelo telefone (61) 3048 4000, de segunda a sexta-feira, entre 12h e 19h. O eleitor pode escolher o dia e horário que deseja ser atendido e também indicar em qual dos 20 cartórios eleitorais ou dos sete postos de atendimento, inclusive no Na Hora da Rodoviária, quer ser apresentar.

Ao pedir o agendamento, o eleitor deve ter em mãos o número de seu título de eleitor. Consulte aqui o seu título .

O recadastramento é gratuito e o eleitor deve apresentar os seguintes documentos: título de eleitor, documento de identificação oficial e comprovante de domicílio. Como documento de identificação serão aceitos a certidão de nascimento ou casamento; carteira de identidade; carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, ou controladores do exercício profissional  e carteira de trabalho e previdência social. Já o comprovante de domicílio deverá ter sido emitido entre os 12 e três meses anteriores ao comparecimento do eleitor para a revisão.

Os homens maiores de 18 anos que forem tirar o título pela primeira vez devem apresentar, também, o certificado de quitação do serviço militar.

Biometria

O recadastramento biométrico, iniciado em 2007, tem como objetivo habilitar os eleitores brasileiros para serem identificados por meio de suas impressões digitais nos pleitos oficiais realizados pela Justiça Eleitoral. Até o momento, mais de 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios do país já foram submetidos à revisão eleitoral com coleta de dados biométricos e já utilizaram a nova tecnologia nas eleições municipais do ano passado.

O objetivo do uso da biometria nas eleições é conferir ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. Com isso, fica praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral é que, até 2018, todos os eleitores do país sejam identificados pelas impressões digitais nas eleições.

Acesse folder do TRE-DF com mais informações .

GA

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido