TRE-PB inicia recadastramento biométrico nas duas maiores cidades do Estado

Fachada do TRE-PB durante a noite

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) iniciou nesta segunda-feira (4) o recadastramento biométrico nas duas maiores cidades da Paraíba, João Pessoa e Campina Grande, além de ter retomado os trabalhos já iniciados ano passado em Mamanguape. 

A expectativa é de que os 480.237 eleitores de João Pessoa e os 280.207 eleitores de Campina Grande realizem seu recadastramento biométrico até 21 de março de 2014, sendo necessário um total de 264 dias úteis de atendimento. 

Em João Pessoa, o atendimento acontece na Central de Atendimento ao Eleitor, localizada no Fórum Eleitoral, Rua Odon Bezerra, nº 309, Tambiá. Já em Campina Grande, o eleitor deverá se dirigir à Central de Atendimento ao Eleitor no Fórum Eleitoral, localizado no Complexo Judiciário do bairro da Liberdade. O serviço é oferecido ao eleitor de segunda a quinta-feira, das 12h às 18h, e na sexta-feira, das 8h às 14h. Os eleitores devem se dirigir à Central de Atendimento portando um documento oficial com foto e o comprovante de residência. 

O trabalho de recadastramento será iniciado com 12 kits de atendimento em João Pessoa e seis em Campina Grande, sendo que a expectativa é de progredir com o tempo até atingir a capacidade máxima. Cada kit é composto por um leitor biométrico, um leitor de assinatura e uma máquina fotográfica. A secretária de Tecnologia da Informação do TRE-PB, Luciana Norat, ressaltou que o recadastramento é feito assim como acontece em “uma revisão comum dos dados cadastrais, além de fazer a coleta dos dados biométricos e biográficos”. 

Ela destacou que “o TRE está se preparando para atender o eleitor da forma mais confortável possível”. Por isso, está providenciando duas formas de atendimento ao eleitor: “a convencional, por modo de fila presencial, e uma que pretendemos implantar até o mês de abril, que é o agendamento, que acontecerá por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba”. O agendamento pela internet acontecerá por meio de um aplicativo que conterá os horários disponíveis de atendimento, de forma que o eleitor possa escolher o mais adequado a sua rotina. 

Recadastramento biométrico na Paraíba 

O projeto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que até 2018 todos os eleitores brasileiros tenham seus dados biométricos cadastrados. Na Paraíba, as cidades de Cabedelo, Pedras de Fogo, Piancó e Santana dos Garrotes já contam com o sistema biométrico. Em 2013, mais 19 municípios paraibanos têm previsão de alistamento biométrico: Aguiar, Caiçara, Boa Vista, Campina Grande, Capim, Catingueira, Cuité de Mamanguape, Emas, Igaracy, Itapororoca, João Pessoa, Lagoa Seca, Logradouro, Mamanguape, Massaranduba, Mataraca, Nova Olinda, Olho D'água e Serra da Raiz. 

O diretor-geral do TRE-PB, Leonardo Lívio Ângelo Paulino, afirmou que nos municípios onde já houve o recadastramento biométrico há a “certeza do sucesso”. “Foi necessário que essa experiência acontecesse em municípios que refletem um espectro diferente, do litoral ao sertão, daí a diversidade das zonas eleitorais que foram abrangidas”, explicou. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-PB

 

 

 

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido