Encontro de comunicação reúne em Brasília assessores de 26 TREs

Encontro de comunicação reúne em Brasília assessores de 26 TREs

Encontro Nacional de Assessores de Comunicação da JE em 21/03/2013

Ouça matéria sobre o tema.

Assista à reportagem no canal do TSE no YouTube.

Terminou na tarde desta quinta-feira (21) o Encontro Nacional de Assessores de Comunicação da Justiça Eleitoral. O evento, que começou nesta quarta-feira (20), foi organizado pela Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do Tribunal Superior Eleitoral (Asics/TSE) e reuniu assessores de 26 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Apenas o TRE do Amapá não enviou representante para o encontro.

Os jornalistas dos TREs tiveram a oportunidade de ouvir renomados profissionais da área. A programação, dividida em painéis, contou com a apresentação de Celso Fontão, coordenador do Jornal da Globo e do Bom Dia Brasil, que falou sobre como atrair o interesse da imprensa para os assuntos da Justiça Eleitoral, e de Nino Carvalho, especialista em Marketing Digital, que falou sobre as novas mídias, dentre outros.

No painel de encerramento, a assessora-chefe da Asics, Christina Mendes, elencou os principais desafios da Justiça Eleitoral para os próximos anos: a expansão do projeto de identificação biométrica do eleitor, a implantação do Processo Judicial Eletrônico e a organização das Eleições 2014. Como desafios específicos das assessorias de Comunicação do TSE e dos TREs, Christina citou: a consolidação da imagem da Justiça Eleitoral; a divulgação e o planejamento das Eleições 2014; a expansão do uso das mídias sociais; e, fundamentalmente, a integração entre os tribunais eleitorais.

Já o coordenador de jornalismo do TSE, Luiz Felipe Neves, apresentou os principais problemas apontados pelas assessorias em reunião extraordinária realizada com alguns TREs em novembro passado. Os problemas dizem respeito a várias áreas de atuação da Justiça Eleitoral – Administrativa, Judiciária e Tecnologia da Informação, dentre outras –, mas impactam diretamente as atividades das assessorias de imprensa.

Por último, o coordenador do Núcleo de Rádio e TV, Lourivaldo Pontedura, apresentou a estrutura da área no TSE e falou sobre as dificuldades técnicas e de recursos humanos para estruturar as atividades. Incentivou ainda a colaboração dos TREs na produção de matérias de interesse dos cidadãos para programas como o Giro Eleitoral, exibido na TV Justiça, e o Brasil Eleitor, veiculado também na TV Justiça e em dezenas de outras emissoras.

AP/LC

Leia mais:

20/03/2013 - Presidente do TSE abre encontro de comunicação da Justiça Eleitoral

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido