Presidente do TSE abre encontro de comunicação da Justiça Eleitoral

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, participou na manhã desta quarta-feira (20) do Encontro Nacional de Comunicadores da Justiça Eleitoral.

 Encontro Nacional de Assessores de Comunicação da JE

Ouça matéria sobre o tema.

Assista à reportagem no canal do TSE no YouTube.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, participou na manhã desta quarta-feira (20) do Encontro Nacional de Comunicadores da Justiça Eleitoral. Durante dois dias, assessores de todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país se reúnem em Brasília com o objetivo de trocar experiências e uniformizar a linguagem utilizada pelas assessorias de imprensa desses órgãos.

Ao destacar o papel das assessorias de levar informações aos cidadãos para que exerçam seus direitos, a ministra Cármen Lúcia afirmou que a imprensa desempenha uma função essencial, pois é ela quem revela “a liberdade sem a qual não há democracia”. A presidente do TSE lembrou que o papel das secretarias de comunicação de todos os tribunais é muito importante para aproximar o Poder Judiciário da sociedade, mas no caso da Justiça Eleitoral, tem uma importância ainda mais especial pelo fato de ir até o cidadão e não esperar ser acionada. “Por isso o papel da imprensa é também diferenciado porque o nosso é o papel de oferecer os dados para que os cidadãos exerçam seus direitos e não ficamos no aguardo de sermos provocados apenas na função jurisdicional”, destacou.

Preparação para as Eleições

A ministra Cármen Lúcia também atribuiu às assessorias de imprensa o papel de desmitificar a falsa ideia de que a Justiça Eleitoral só funciona a cada dois anos. Ela lembrou que o ano em que não há eleição é quando ocorrem os contratos, as licitações e toda a preparação para o ano eleitoral. “Ao contrário do que se pensa é um ano de muito trabalho. É o ano em que se planta o que vai ser colhido no ano da eleição”, disse.

A presidente ainda elogiou o encontro ao afirmar que esse tipo de reunião serve para que se conheça bem quais os princípios e finalidades de cada órgão para que seja possível entregar um bom trabalho ao cidadão brasileiro, que é exatamente o objetivo final. Segundo ela, esse é o momento de surgirem novas ideias para que novas práticas sejam desenvolvidas e, dessa forma, melhor oferecer uma prestação de serviço cada vez mais aprimorada.

Em seguida, a secretária de comunicação do TSE, Christina Mendes, deu as boas-vindas aos participantes do encontro e informou que convidou para as exposições profissionais experientes da grande mídia, mas que também tiveram experiências com comunicação institucional no Judiciário.

Essa troca de experiências, segundo ela, “vai ser uma experiência muito rica” e vai possibilitar que todos se tornem ainda mais eficientes na tarefa de traduzir para o cidadão as ações da Justiça Eleitoral.

Programação

O primeiro expositor convidado foi o jornalista Sérgio Amaral, chefe de jornalismo da TV Bandeirantes que falou sobre a construção da notícia na televisão. No mesmo painel, a fonoaudióloga Ariadne Naves apresentou um mídia training aos assessores de comunicação.

A programação continua durante toda esta quarta e quinta-feira com encerramento previsto para as 16h30 de amanhã.

Confira a programação completa.

CM/DL

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido