Recadastramento biométrico em PE e direitos políticos são destaques no Brasil Eleitor

Recadastramento biométrico em PE e direitos políticos são destaques no Brasil Eleitor

Banner Brasil Eleitor, com metade da bandeira nacional e mapa do Brasil ao centro.

Assista ao programa no canal do TSE no YouTube.

O programa Brasil Eleitor desta semana, que vai ao ar pela TV Justiça no domingo (3), às 20h30, apresenta uma reportagem especial sobre direitos políticos, que são uma garantia constitucional dos cidadãos. A reportagem mostra a importância de conhecermos os nossos direitos relacionados à política e de que forma podemos participar ativamente do processo democrático. Além disso, o cidadão também aprenderá em que situações esses direitos podem ser suspensos.

Outra matéria mostra que foi iniciada a terceira fase do recadastramento biométrico em Pernambuco. Mais de 50 cidades, inclusive a capital, Recife, e a região metropolitana, cadastrarão seus eleitores para serem identificados por meio das impressões digitais.

Esta edição do programa também esclarece aos eleitores o que são eleições majoritárias e proporcionais. Uma das diferenças entre os dois sistemas é que no sistema majoritário, os eleitos são definidos pela maioria de votos válidos. Já o sistema proporcional possui sistema de distribuição de vagas, conhecido como quociente eleitoral.

Nas ruas

A equipe do Brasil Eleitor foi às ruas para verificar o conhecimento dos cidadãos quanto aos termos eleitorais utilizados. Reportagem mostra que muitos eleitores desconhecem o vocabulário apresentado pela Justiça Eleitoral.

O programa ainda apresenta uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) que, em comemoração aos seus 30 anos, reuniu em um livro 30 fatos curiosos e reais sobre a Justiça Eleitoral no Estado que foram transformados em crônicas por servidores da corte.

Para finalizar a edição, o programa mostra a história de duas senhoras eleitoras de São Paulo, que mesmo sem ter mais a obrigatoriedade de votar, continuam exercendo a cidadania, participando ativamente de todos os pleitos.

Alcance

O Brasil Eleitor é produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo transmitido por 27 emissoras de TV de todo o país.

Pode-se assistir aos vídeos no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço http://www.youtube.com/justicaeleitoral.

Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; terça, às 13h30; quarta, às 18h e quinta, às 9h.

GV/GA, LC

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido