Voto em trânsito é destaque no Brasil Eleitor

Voto em trânsito é destaque no Brasil Eleitor

Novo Brasil Eleitor

Muitas pessoas viajam na época de eleição, mas gostariam de participar do pleito. Na eleição para presidente da República é possível votar em trânsito, ou seja, ser eleitor de uma cidade e votar na cidade onde se encontra no dia da votação. O Brasil Eleitor desta semana vai explicar o que o eleitor tem de fazer nesses casos. O programa vai ao ar pela TV Justiça, neste domingo (1º) às 20h.

Esta edição vai mostrar ainda uma das ações do projeto Eleitor do Futuro do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal. Alunos do 6º ao 9º do ensino fundamental do DF viveram um dia de mesários e aprenderam sobre o processo eleitoral e, principalmente, sobre os trabalhos no dia da votação.

Outra matéria vai mostrar que, preocupado com a saúde dos cidadãos, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte ofereceu o exame de glicemia à população, por meio de um atendimento especializado. O objetivo foi mostrar a importância de estar atento à saúde e realizar tratamentos necessários.

No quadro “Glossário Eleitoral”, o Brasil Eleitor foi ao Aeroporto Internacional de Brasília para verificar o conhecimento dos cidadãos quanto ao termo “fileiro”. A expressão eleitoral é conhecida pela atitude tomada por cabos eleitorais no dia da eleição.

O programa vai abordar também como e quando pode ser aprovada uma lei de iniciativa popular. Esta é uma forma de exercer a democracia e torna possível à população apresentar projetos de lei aos representantes políticos.

Para finalizar, uma matéria vai mostrar o recadastramento biométrico na região onde existem os dois maiores arquipélagos do mundo, Jaú e Anavilhanas, localizados no município de Novo Airão, no Amazonas. Em outubro, foi inaugurado o primeiro cartório eleitoral da cidade, onde além dos demais serviços ao eleitor, está sendo realizada a identificação por meio das digitais, que deve ser concluída em dezembro deste ano.

Alcance

O Brasil Eleitor é produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo transmitido por 27 emissoras de TV de todo o país.

Pode-se assistir aos vídeos no canal oficial do TSE no YouTube no endereço http://www.youtube.com/justicaeleitoral.

Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; terça, às 13h30; quarta, às 18h e quinta, às 9h.

 

GV/GA 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido