TRE-RR atinge meta e prorroga prazo para evitar cancelamento de 30 mil títulos

Recadastramento biométrico

Boa Vista-RR será umas das poucas capitais brasileiras aptas a realizar as Eleições de 2014 com identificação biométrica. O índice de 80% do eleitorado recadastrado foi alcançado na tarde da última sexta-feira (25), mas a Justiça Eleitoral roraimense, preocupada com os mais de 30 mil eleitores que poderão ter seus títulos cancelados por não terem procurado os cartórios eleitorais, decidiu prorrogar até o dia 1º de dezembro o recadastramento eleitoral biométrico, último prazo concedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Ficamos contentes por termos vencido este primeiro desafio. Se os 80% não tivessem sido atingidos, todo o trabalho iniciado em abril seria perdido e não poderíamos utilizar o identificador biométrico no dia da votação”, destacou Hermenegildo D’Ávila, secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), explicando ainda que em reunião entre equipe da Presidência e Diretoria-Geral da instituição, ficou definido a prorrogação do prazo para evitar transtorno aos eleitores que poderiam ter seus títulos cancelados. “Agora vamos até o dia 1º de dezembro, mas depois desse prazo, não há mais possibilidade de prorrogação”, alertou.

A biometria garante ainda mais segurança aos eleitores brasileiros na hora de votar. Nas Eleições 2014, mais de 22 milhões serão identificados pelas digitais. Por isso, de 2012 a 2014, o Programa de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral recadastrará cerca de 14 milhões de eleitores (até o momento, 13 milhões de eleitores já foram convocados), que se juntarão a outros 7 milhões já recadastrados.

Documentos

Para fazer o recadastramento, basta levar documento oficial com foto, comprovante de residência dos últimos três meses e o título de eleitor. O atendimento ocorre na 1ª e 5ª Zonas Eleitorais, localizadas na avenida Santos Dumont, nº 760 – bairro São Pedro, e avenida Nazaré Filgueiras, nº 2077 - bairro Pintolândia, respectivamente, no horário das 8h às 18h.

Abono no trabalho

O eleitor boa-vistense empregado público ou empregado da iniciativa privada que efetivar a revisão de seu cadastro eleitoral fará jus ao abono de um dia de trabalho, sem prejuízo do salário, conforme o art. 48 do Código Eleitoral, a Resolução 126/2013 do TRE-RR, o art. 97, inciso II, da Lei n.º 8.112/1990, e o art. 473, inciso V, da Consolidação das Leis do Trabalho.

Para ter acesso ao benefício, o eleitor precisa avisar ao chefe imediato com 48 horas de antecedência sobre a ausência ao trabalho, além de apresentar declaração emitida no cartório eleitoral, confirmando o recadastramento eleitoral biométrico.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social TRE-RR