Presidente do TSE conhece ônibus para atendimento itinerante ao eleitor mineiro

Presidente do TSE conhece ônibus para atendimento itinerante ao eleitor mineiro

Ministra Cármen Lúcia no TRE-MG

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, visitou nesta sexta-feira (27) o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), onde se reuniu com representantes do Colégio de Ouvidores de TREs e com a Corte Eleitoral mineira. O presidente do Tribunal Regional, desembargador Antônio Carlos Cruvinel, apresentou à ministra o ônibus para atendimento itinerante da Justiça Eleitoral, que será lançado em outubro. 

O ônibus foi feito sob encomenda para o Tribunal, para que possa atender simultaneamente oito eleitores, inclusive nas localidades com cadastramento biométrico. A intenção do Tribunal é levar os serviços da Justiça Eleitoral às comunidades com maior dificuldade de acesso aos cartórios eleitorais, a partir do projeto “TRE Aqui – encurtando a distância entre você e a Justiça Eleitoral”. A ministra parabenizou o TRE pela iniciativa, pois, segundo ela, “a Justiça Eleitoral tem que ir aonde o povo está”. 

Fruto de um minucioso estudo iniciado há mais de um ano, o ônibus tem, além dos guichês para atendimento (preparados para a biometria), ilha de impressão dos títulos eleitorais, gerador próprio de eletricidade para contingência, cabeamento para comunicação de dados e ar condicionado. A previsão é que comece a atender em Divinópolis, cidade mineira onde está havendo o recadastramento biométrico, em 8 de outubro.

 Ouvidoria 

Na sua visita ao TRE-MG, a ministra conversou com os juízes ouvidores sobre procedimentos ligados ao atendimento às solicitações dos cidadãos e à Lei de Acesso à Informação e sugeriu que eles apresentassem um projeto ao TSE propondo um modelo de Ouvidoria para a Justiça Eleitoral. 

Representaram o Colégio de Ouvidores Eleitorais os juízes Cássio Miranda (TRE-BA), Maurício Ferreira (TRE-MG), Elton Luís de Mello (TRE-MS) e Marco Antônio Vargas (TRE-SP).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-MG

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido