TRE-RS promove simulado com votação mista em Bento Gonçalves neste sábado (30)

foto urna eletrônica com descritivo na tela -fim

Neste sábado (30), em Bento Gonçalves, interior do Rio Grande do Sul (RS), será realizada uma eleição simulada com votação nos sistemas biométrico e tradicional. Na cidade da Serra Gaúcha, cerca de seis mil eleitores possuem cadastro biométrico - em que as digitais foram colhidas - e outros 79 mil ainda votarão por meio do sistema tradicional. O simulado ocorrerá no Dall'onder Grande Hotel (Herny Hugo Dreher, n° 197), entre 14h e 18h. Em todo o país, apenas Bento Gonçalves e a capital catarinense, Florianópolis, terão votação mista em outubro, com a utilização dos sistemas biométrico e tradicional. O presidente do TRE-RS, desembargador Marco Aurélio Heinz, e a diretora-geral do Tribunal Superior Eleitoral, Leda Bandeira, acompanharão os trabalhos ao longo do dia.

Outros 56 localidades passarão pelo simulado

No mesmo dia, em outros 56 municípios, também ocorrerão votações simuladas. Acesse a lista das cidades e o local de votação. Nestes locais, todos os eleitores testarão o sistema biométrico. As revisões biométricas ocorreram entre 2013 e 2014. Mais informações podem ser obtidas nos cartórios eleitorais.

O Rio Grande do Sul possui, atualmente, cerca de 750 mil eleitores que votarão no sistema biométrico. A maior parte deles, 238 mil, em Canoas. No Brasil, são 23,8 milhões de eleitores. O teste da votação biométrica, contando com eleitores reais, busca divulgar e popularizar o novo sistema de votação, que representa um incremento à segurança do processo eleitoral brasileiro.

Entre os dias 1º e 6 de setembro, outras 29 localidades passarão pelo simulado. Maiores informações sobre esses simulados serão divulgadas oportunamente. 

FP, com informações da Assessoria de Comunicação Social do TRE-RS.

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido