PCO apresenta pedido de registro de candidatura de Rui Costa Pimenta

PCO apresenta pedido de registro de candidatura de Rui Costa Pimenta

Registro de candidatura do PCO no TSE

O Partido da Causa Operária (PCO) apresentou no início da tarde deste sábado o registro da candidatura do jornalista Rui Costa Pimenta à Presidência da República. O candidato a vice-presidente na chapa é o bancário Ricardo Machado. O número do partido é 29.

A previsão de gasto máximo da campanha do PCO, segundo o partido informou ao TSE, é de R$ 300 mil.

Hoje, 5 de julho, é o último dia para os partidos políticos e as coligações apresentarem ao TSE o pedido de registro de candidatos a presidente da República, depois de sua escolha em convenção partidária. Após a entrega do pedido de registro, o processo é encaminhado a um ministro do Tribunal, que o relatará. O ministro examinará os documentos apresentados pelos candidatos a presidente e vice na chapa e decidirá se defere ou não o registro das candidaturas.

Devem constar no pedido de registro do candidato a presidente da República a declaração de bens, a previsão de gasto máximo da campanha, a plataforma de governo (necessária também para os candidatos a governador de estado e do Distrito Federal), as certidões criminais fornecidas pelas Justiças Federal, Estadual ou Distrital e pelos Tribunais competentes e uma fotografia em formato digital, dentre outros documentos.

O artigo 24 da Resolução do TSE nº 23.405, que dispõe sobre a escolha e o registro de candidatos nas Eleições deste ano, estabelece que “nas candidaturas de vices e suplentes, os valores máximos de gastos serão incluídos naqueles pertinentes às candidaturas dos titulares e serão informados pelo partido político a que estes forem filiados”.

Cabe ao Tribunal Superior Eleitoral analisar os pedidos de registro de candidaturas à Presidência e Vice-Presidência da República. Os pedidos de registros de candidatos a governador e vice, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital devem ser encaminhados ao respectivo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

 

AS/

Processo relacionado: RCAND 73284

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido