Presidente do TSE divulga balanço do primeiro semestre forense de 2014

Sessão Administrativa do TSE.

Assista ao vídeo da sessão.

Na sessão de encerramento do primeiro semestre forense de 2014, realizada nesta terça-feira (1°), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, informou que foram proferidas 4.732 decisões, somadas as monocráticas (individuais) e as colegiadas (pelo Plenário). De acordo com o balanço apresentado, 2.063 novos casos foram distribuídos aos ministros. A Corte Eleitoral realizou nesse período 66 sessões plenárias, sendo 29 jurisdicionais e 24 administrativas, e três sessões solenes, além de cinco sessões extraordinárias administrativas e cinco sessões extraordinárias jurisdicionais.

O presidente Dias Toffoli ressaltou que, apesar do recesso forense, que se inicia hoje e termina no dia 1° de agosto, os juízes auxiliares da propaganda continuarão exercendo a jurisdição, considerando o processo eleitoral em andamento.  O ministro lembrou que eventuais decisões serão julgadas em sistema de plantão ou no retorno das sessões jurisdicionais em agosto. Por fim, Toffoli agradeceu o empenho dos ministros titulares e substitutos e a participação do Ministério Público Eleitoral (MPE), dos advogados e dos servidores.

Cadastro Eleitoral

A corregedora-geral eleitoral, ministra Laurita Vaz, informou que já encaminhou ao presidente do TSE ofício a respeito do fechamento do cadastro eleitoral, que foi finalizado no dia 7 de maio. Segundo a ministra, foi concluído nesta terça-feira, pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal, o processamento do cadastro eleitoral e, nesta quarta (2), será iniciada a etapa de auditoria das bases de dados do cadastro. Em seguida, será feita a consolidação do eleitorado apto a participar das Eleições 2014, quando deve ser atingida a marca de 143 milhões de eleitores. Ela ressaltou que todos os dados estatísticos referentes ao cadastro eleitoral serão divulgados posteriormente no portal do TSE, a partir do dia 21 de julho.

A ministra apresentou um balanço dos processos voltados à regularização da situação eleitoral que foram julgados pela Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE). Só no primeiro semestre de 2014, 4.035 processos foram apreciados. De acordo com a ministra, o número representa um incremento da ordem de 58% em relação ao mesmo período de 2013.

PGE

Humberto Jacques de Medeiros, membro auxiliar da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) que representou a instituição na sessão desta terça-feira, falou sobre os trabalhos realizados pelo MPE. No primeiro semestre deste ano, o MPE registrou o volume de 6.091 processos recebidos e 6.877 devolvidos, o que representa o julgamento de 113% dos processos recebidos. Segundo ele, essa é uma diretriz do procurador-geral da República, de “prestigiar ao máximo a Corte eleitoral para que o MPE esteja à altura da excelência do modelo de jurisdição que a Justiça Eleitoral presta a este país”.

Advogados

No fim da sessão, o representante do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral  (Ibrade), Gustavo Severo, em nome do instituto e dos advogados militantes na Corte eleitoral, agradeceu e desejou aos ministros um excelente encerramento de semestre, ressaltando que “novamente o TSE atendeu a essa enorme demanda com que constantemente tem sido acometido”.

FP/RC, LC


ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido