TRE do Pará viabiliza emissão de títulos de eleitor on-line em Afuá

Técnicos de informática instalam antena em comunidade ribeirinha localizada na região do Afuá

O município de Afuá, situado na região do Marajó, no Pará, é composto por 49 ilhas, por onde se distribuem várias comunidades ribeirinhas. Essas localidades não possuem qualquer outro meio de acesso a não ser o fluvial. Estão entre os menores IDH do país e não contam com energia elétrica ou serviços de telefonia.

Com o objetivo de garantir a cidadania da população, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) deu inicio ao projeto “Ribeirinho Cidadão”, que leva a tecnologia que permite a emissão de documentos eleitorais.

O projeto “Ribeirinho Cidadão” é fruto de parceria firmada entre o TRE e a prefeitura de Afuá, que através de ações conjuntas levarão às comunidades ribeirinhas os serviços da Justiça Eleitoral e o Programa Eleitor do Futuro.

A Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE foi responsável pela viabilização da antena V-Sat móvel e do restante da tecnologia necessária para a realização da emissão de títulos on-line, garantindo que os servidores atendam os ribeirinhos de maneira rápida e imediata.

O projeto é ousado, pois prevê a instalação e desinstalação diária da antena V-Sat pelos próprios servidores do cartório eleitoral, que contaram com o apoio operacional do técnico em informática do TRE, Emerson Dias, que efetuou o treinamento dos servidores da Zona Eleitoral de Afuá para o processo de instalação e operação do equipamento.

O município está localizado às margens da vazão do rio Amazonas no Oceano Atlântico, sendo considerado um local de difícil navegação em decorrência da grande incidência de maresias e outros fenômenos naturais.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-PA

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido