Brasil Eleitor mostra o engajamento dos jovens na política

Brasil Eleitor mostra o engajamento dos jovens na política

Brasil_ Eleitor em 03.02.2014 quadrada

Na edição desta semana, o Brasil Eleitor apresenta uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia que revela o engajamento dos jovens na política por meio das redes sociais. Segundo o estudo, os jovens que utilizam a internet para pesquisar sobre seus interesses estão mais propensos a se envolver em questões cívicas e políticas.

Os pesquisadores entrevistaram 2.500 pessoas e analisaram quantas vezes eles entram em blogs e redes sociais para compartilhar pensamentos. Os cientistas brasileiros afirmam que a situação é semelhante no Brasil.

Folga

O programa mostra ainda que todos os mesários (convocados e voluntários) que trabalharam nas Eleições Gerais têm direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado, e também para cada dia de treinamento. O mesário ganha auxílio-alimentação, um certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral e preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.

Referendo

Em 1963 foi realizado o primeiro referendo no país para decidir se o parlamentarismo do sistema de governo em que o chefe de Estado não é eleito diretamente pelo povo continuaria em vigor no Brasil, e os eleitores decidiram pela volta do presidencialismo, como era desde início da República. O Brasil Eleitor foi perguntar a população o significado do termo referendo, que é a consulta à população em respeito a um determinado tema de natureza constitucional, legislativa ou administrativa.

Tira Dúvidas

No quadro "Tira Dúvidas", a equipe do Brasil Eleitor foi até o Parque Flamboyant, em Goiânia, para esclarecer as dúvidas dos eleitores sobre justificativa de voto, quanto tempo os comprovantes de votação devem ser guardados e qual o valor da multa para quem não votou e nem justificou.

Horários de exibição

Produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do TSE, o Brasil Eleitor vai ao ar todos os domingos, às 20h30, pelo horário de Brasília.

Transmitido por 40 emissoras de TV de todo o país, o programa também está disponível no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço www.youtube.com/justicaeleitoral.

Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; quarta, às 18h; quinta, às 9h; e sexta, às 5h (horário de Brasília).

PN/AS

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido