Presidente do TSE participa de reunião de autoridades eleitorais no Peru (atualizada)

Ministro Dias Toffoli participa da IX Reunião Interamericana de Autoridades Eleitorais – Lima, P...

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, e o secretário de Tecnologia da Informação, Giuseppe Dutra Janino, participaram nestas segunda e terça-feiras (24 e 25) da IX Reunião Interamericana de Autoridades Eleitorais, realizada em Lima, no Peru. O objetivo do evento foi promover a troca de experiências entre as autoridades eleitorais de 23 países. O encontro foi promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA), pelo Júri Nacional das Eleições (JNE) e pela Oficina Nacional de Processos  Eleitorais (ONPE) do Peru.

Na cerimônia de abertura, o embaixador Hugo de Zela, chefe de gabinete do secretário-geral da OEA, saudou as autoridades presentes e disse que eles “têm a capacidade de moldar o futuro de suas instituições”. O embaixador ressaltou ainda que “as discussões geradas no evento terão a riqueza da diversidade dos sistemas políticos-eleitorais, presidencialistas e parlamentaristas, e fortalecerão a interação de nossas nações”.

Hugo de Zela lembrou que uma das missões da OEA é promover a consolidação da democracia e garantir que seu exercício sustente o princípio da solidariedade entre os Estados americanos. Destacou ainda as quatro décadas de evolução na realização das missões de observações eleitorais, que passaram de eventos simbólicos à garantia de transições democráticas em diversos países das Américas.

Registro de Identificação

Durante o evento, o ministro Dias Toffoli reuniu-se com o chefe nacional do Registro de Identificação e Estado Civil (RENIEC), Dr. Jorge Luis Yrivarren Lazo. 

O RENIEC é o órgão responsável pela emissão do documento nacional de identidade dos cidadãos peruanos, que contém registros como nascimento, casamento, divórcio e outros que modifiquem o estado civil. O órgão é também responsável pela emissão da relação dos cidadãos habilitados para votar nas eleições.

FP/JP

 

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido