Vencedores do concurso de redação do projeto Voto Jovem recebem premiação no TRE-MA

Vencedores do concurso de redação do projeto Voto Jovem recebem premiação no TRE-MA

Vencedores do concurso de redação do projeto Voto Jovem recebem premiação no TRE-MA

As estudantes Juliana Mendes (Batista), Débora Maciel (Educallis) e Ana Laryssa Ferre (Upaon-Açu) receberam premiação pelo primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, no concurso de redação promovido pelo projeto Voto Jovem na Escola do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

A cerimônia de entrega dos prêmios – todos doados pelo Grupo Mateus - foi realizada nesta terça-feira, 25 de novembro, durante evento que marcou o encerramento do projeto em 2014.

Para o desembargador Froz Sobrinho (presidente), o Voto Jovem na Escola - que tem como objetivo estimular a participação de jovens e adolescentes no processo eleitoral, despertando o exercício da cidadania - pode ser considerado um sucesso, visto que só este ano conseguiu contabilizar 4.400 participantes em 17 escolas da capital entre os meses de agosto e setembro.

“Posso dizer com toda convicção que esta Casa preocupa-se com o fomento da educação política nas escolas e com a conscientização dos alunos acerca da importância do voto como instrumento de cidadania”, afirmou Froz Sobrinho.

Redações premiadas

Em 2014, o concurso de redação do projeto Voto Jovem na Escola propôs aos alunos de escolas públicas e particulares o tema “Brasil, que país eu quero viver daqui a dez anos?”.

As redações foram avaliadas pela Comissão de Responsabilidade Social do TRE-MA e corrigidas por servidores com formação em Letras baseados em critérios descritos no regulamento do concurso.

Em primeiro lugar ficou a redação produzida pela estudante Juliana Mendes Fernandes (colégio Batista), que defendeu a mudança de pensamento dos brasileiros e consequente criação de consciência política, além da necessidade de investimentos em áreas como educação, saúde e infraestrutura (acesse aqui a redação em formato PDF). Ela recebeu como prêmio um notebook.

“É muito importante esta iniciativa da Justiça Eleitoral de levar esse concurso de redação a nossa escola, pois ajuda no processo de conscientização dos alunos desperta o interesse pelo processo democrático desde cedo”, destacou Juliana Mendes.

Débora Maciel Alencar (Educallis) ficou em segundo lugar, recebendo um tablet como prêmio. Ela elegeu a educação e a saúde como áreas prioritárias, ressaltando a necessidade de participação social nas discussões sobre o futuro do país (acesse aqui a redação em formato PDF).

“O país que eu quero viver daqui a dez anos é um país onde os cidadãos têm consciência da importância do seu voto como instrumento de transformação da sociedade”, frisou Débora Alencar.

Em terceiro lugar ficou Ana Laryssa Ferre Cavalcante (Upaon-Açu), que foi buscar na filosofia pressupostos para a análise de indicadores sociais do Brasil e defendeu a realização efetiva de projetos sociais para que o atual cenário seja modificado. Ela foi premiada com um celular (acesse aqui a redação em formato PDF).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-MA

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido