Boletim de Urna pode ser consultado na seção de votação após término do pleito

Boletim de Urna pode ser consultado na seção de votação após término do pleito

Boletim de urna

Imediatamente após o término da votação que ocorre hoje (26) em todo o País, a urna eletrônica imprimirá o chamado Boletim de Urna (BU) e os eleitores já poderão conferir o resultado da eleição da respectiva seção.

A Resolução n° 23.399, que dispõe sobre os atos preparatórios para as eleições de 2014, determina que, após as 17h, o presidente da seção eleitoral encerra a votação e emite o BU. O documento, que é  impresso em cinco vias, traz a identificação da seção eleitoral, da urna eletrônica, o número de eleitores que votaram naquela seção e o resultado dos votos por candidato e legenda.

Todos os boletins são assinados pelo presidente da seção e por representantes dos partidos políticos presentes. A primeira via do BU é afixada em local visível na seção para dar publicidade ao resultado. As três vias seguintes são encaminhadas, juntamente com a ata da seção, ao cartório eleitoral. A última é entregue aos representantes dos partidos políticos presentes. Novas cópias podem ser impressas, caso necessário.

A totalização dos resultados da eleição é a soma dos dados de todos os Boletins de Urna, de todas as seções eleitorais do País. A divulgação prévia desse documento permite que o cidadão verifique se o BU impresso na sua seção corresponde ao recebido pelo sistema de totalização de votos, dando ampla transparência ao processo eleitoral.

BU na web

Todos os Boletins de Urna emitidos durante o pleito também podem ser acessados, posteriormente, no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por meio do sistema “Boletim de urna na web” os interessados podem obter o documento realizando pesquisas por estado, município, zona eleitoral e seção correspondente. 

Selecionado o parâmetro desejado, os cidadãos podem consultar ainda informações sobre comparecimento na seção eleitoral e eleitores faltosos. Também está disponível para consulta o número de votos que cada candidato obteve em uma seção específica, além dos votos dados a partidos, brancos e nulos.

FP/RC, JP

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido