Acolhida candidatura de Cesar Maia ao Senado Federal


Ministra Luciana Lóssio durante sessão plenária do TSE em 23.09.2014

Assista ao vídeo do julgamento.

Acompanhando o voto da relatora, ministra Luciana Lóssio, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu o registro de candidatura de Cesar Maia (DEM-RJ) ao Senado Federal, em julgamento realizado na noite desta terça-feira (23).

O ex-prefeito e atual vereador estava com a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) por suposto enquadramento na Lei da Ficha Limpa (LC nº 135/2010), que proíbe a disputa de cargos eletivos por políticos condenados por decisão judicial de órgãos colegiados e em mais de uma instância. A Lei da Ficha Limpa alterou dispositivos da Lei de Inelegibilidades (LC nº 64/1990).

No dia 18 de agosto, o TRE-RJ havia indeferido o registro de Cesar Maia por suposto uso de dinheiro público para a construção da Igreja de São Jorge, em Santa Cruz, Zona Oeste da cidade do Rio.

Em seu voto, a ministra consignou que a referida condenação foi posteriormente suspensa por liminar concedida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que retirou os efeitos de tal condenação do mundo jurídico. “Em razão desta decisão superveniente, defiro o registro com base no artigo 26-C da Lei Complementar [Lei de Inelegibilidades]”, concluiu a relatora.

A decisão foi unânime.

MC/LC

Processo relacionado:RO 119158

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido