Brasil Eleitor: cédula única de votação completa 60 anos

Novo Brasil Eleitor

A edição desta semana do Brasil Eleitor fala sobre a cédula única de votação, que completou 60 anos de existência. O programa mostra a evolução e as curiosidades desse documento tão importante para exercer a democracia no Brasil. Historiadores contam que, em determinada época, a cédula era feita e distribuída pelo próprio candidato. Mas, ao longo da história, é possível perceber como a Justiça Eleitoral trabalhou para deixar o voto mais seguro.

Também nesta edição, uma reportagem mostra que o TRE de Alagoas reúne juízes, chefes de cartórios eleitorais, assessores e servidores para se tornarem multiplicadores dos projetos “Jovem Eleitor” e “Eleitor do Futuro”. O grupo participou de curso de formação para desenvolver técnicas que incentivem crianças, adolescentes e jovens a participar do processo eleitoral brasileiro.

Em Minas Gerais,o programa mostra que os eleitores foram convidados a participar do planejamento estratégico do Tribunal Regional Eleitoral. A população ajudará a definir os indicadores e as metas de gestão do tribunal.

O programa vai falar também sobre os avanços do programa de recadastramento biométrico dos eleitores. São Paulo conta com 58 cartórios eleitorais prontos para fazer a biometria. E para não pegar fila, o processo pode ser agendado pela internet.

Outro destaque são as mudanças no cadastro da Justiça Eleitoral para fechar ainda mais o cerco contra candidatos fichas sujas. A partir de agora, os TREs terão de informar ao TSE as condenações aplicadas aos eleitos e candidatos.

Alcance

Produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do TSE, o Brasil Eleitor vai ao ar todos os domingos, às 20h30, pelo horário de Brasília.

Transmitido por 40 emissoras de TV de todo o país, o programa também está disponível no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço www.youtube.com/justicaeleitoral.

Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; quarta, às 18h; quinta, às 9h; e sexta, às 5h (horário de Brasília).

CM/GA

 

 

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido