Brasil Eleitor destaca preparação para as eleições municipais de 2016

Novo Brasil Eleitor

O programa Brasil Eleitor desta semana mostra que a Justiça Eleitoral já está se preparando para as eleições municipais que serão realizadas em outubro de 2016. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem realizado audiências públicas para discutir com partidos políticos e com a sociedade as resoluções que vão orientar o processo eleitoral. Posteriormente, essas resoluções serão debatidas pelos ministros em sessão plenária e precisam ser aprovadas até o dia 5 de março do ano da eleição, de acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97). Quem explica o funcionamento dessa dinâmica é o ministro Admar Gonzaga, em entrevista ao Brasil Eleitor.

Outro destaque é a campanha realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) para que jovens se inscrevam para votar nas próximas eleições. A equipe do programa acompanhou um estudante que compareceu ao cartório eleitoral para tirar o título para  votar nas próximas eleições e ter participação ativa na política do país. Adolescentes a partir dos 15 anos já podem fazer o alistamento eleitoral, desde que completem 16 anos até o dia da eleição.

Biometria

No Amazonas, o TRE ampliou o número de postos que fazem o recadastramento biométrico. Até a Arena da Amazônia, estádio que recebeu os jogos da Copa do Mundo, virou espaço de atendimento eleitoral. Com 40 guichês, o posto tem capacidade para atender 1.800 pessoas todos os dias. Em toda a cidade de Manaus são 10 postos, com a expectativa de atender 10 mil eleitores diariamente.

Imprensa

Uma reportagem mostra que o Portal do TSE inaugurou uma área especialmente voltada para os jornalistas. O objetivo é facilitar o trabalho da imprensa na cobertura de decisões e notícias da Justiça Eleitoral. Além dos textos na área de notícias do Portal, há também vídeos das sessões, artigos, matérias de rádio e TV, entre outros assuntos.

Alcance

Produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do TSE, o Brasil Eleitor vai ao ar todos os domingos, na TV Justiça, às 20h30, pelo horário de Brasília.

Transmitido por 40 emissoras de TV de todo o país, o programa também está disponível no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço www.youtube.com/justicaeleitoral.

Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; quarta, às 18h; quinta, às 9h; e sexta, às 5h (horário de Brasília).

 

CM/GA

Últimas notícias postadas

Recentes