Divulgado resultado da pré-inscrição para o Teste Público de Segurança 2016

Teste Público se Segurança

Vinte e dois investigadores terão a chance de participar da edição de 2016 do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação, que ocorrerá de 8 a 10 de março, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Nesta segunda-feira (21), a Comissão Reguladora do Teste divulgou o resultado definitivo da pré-inscrição para participar do evento. Aqueles que tiveram sua pré-inscrição aprovada têm até o dia 22 de janeiro para apresentar seus planos de teste à urna eletrônica e sistemas correlatos.

Foram aprovadas as pré-inscrições de cinco grupos e de seis investigadores individuais das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, sendo todos os concorrentes brasileiros maiores de 18 anos, conforme exigido no edital do TPS.

De acordo com o calendário do evento, no dia 11 de janeiro, os pré-inscritos aprovados assistirão à palestra sobre o funcionamento do sistema eletrônico de votação, que também será transmitida pelo Portal do TSE na internet. A partir dessa data e até o dia 13 seguinte, os códigos-fonte do sistema estarão disponíveis para inspeção por parte dos pré-inscritos.

Depois de assistirem à palestra e conhecerem o sistema, os pré-inscritos darão início à elaboração dos planos de testes que deverão ser apresentados à Comissão Reguladora até o dia 22 de janeiro. As propostas aprovadas pela comissão serão publicadas na internet no dia 1º de fevereiro.

Os nomes dos pré-inscritos e as demais informações sobre o evento podem ser conferidos no hotsite do Teste Público de Segurança 2016.

O Teste

O TPS consiste na concessão de acesso, por meio de ações controladas, aos softwares da urna eletrônica e sistemas correlatos, com o objetivo de identificar vulnerabilidades e falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição, além de apresentar sugestões de melhoria.

O evento é parte integrante do ciclo de desenvolvimento dos sistemas eleitorais de votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos. Os sistemas eleitorais que serão objetos do teste de 2016 são aqueles utilizados na geração de mídias, votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, lacrados em cerimônia pública, incluindo o hardware da urna e seus softwares.

Esta será a terceira edição do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação, sendo que as duas primeiras ocorreram em 2009 e em 2012.

Com a aprovação da Resolução do TSE nº 23.444/2015, o TPS foi instituído no ciclo de desenvolvimento dos sistemas de votação e apuração. Segundo o documento, o teste público passa a ser parte integrante do processo eleitoral brasileiro e será realizado antes de cada eleição ordinária, preferencialmente no segundo semestre dos anos que antecedem os pleitos eleitorais.

LC/JP

Leia mais:

14/12/2015 - Prorrogada até dia 16/12 pré-inscrição para Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação

07/12/2015 - Está no ar hotsite do Teste Público de Segurança 2016 do Sistema Eletrônico de Votação


ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido