Embaixador da Coreia do Sul conhece sistema eletrônico de votação brasileiro

Ministro Dias Toffoli recebe o embaixador da Coreia do Sul  Ieong Quan Lee

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, recebeu nesta quinta-feira (17) o embaixador da Coreia do Sul, Leong-Guan Lee, que conheceu o sistema eletrônico de votação brasileiro e a unidade de tecnologia de informação do Tribunal.

Na ocasião, o embaixador teve a oportunidade de simular o voto na urna eletrônica e de visitar a sala do núcleo de operações de rede, onde é feito o monitoramento de todo o sistema eletrônico da Justiça Eleitoral brasileira. Segundo Leong-Guan Lee, o sistema é bastante diferente se comparado ao da Coreia, principalmente pelo fato de no Brasil se utilizar a urna eletrônica para votar. Ele considerou o sistema “muito avançado”. O voto na Coreia do Sul é facultativo e a votação é manual.

De acordo com o juiz instrutor do gabinete do ministro Toffoli no Supremo Tribunal Federal (STF), Richard Pae Kim, que acompanhou o embaixador,  a visita foi “ extremamente profícua , não só porque o embaixador conheceu o sistema eleitoral brasileiro, mas também o político”. O juiz destacou que a Coreia do Sul está desenvolvendo e ampliando o sistema de colhimento de votos pela internet, e que “o embaixador ficou impressionado com a segurança de todo o sistema de votação do Brasil e levará as informações para um repensar na Coreia do Sul”.

GA, FP/JP

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido