Eleitor pode conferir se está regular com a Justiça Eleitoral pela internet

tre-pa foto de titulo

O portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet oferece diversos serviços e informações ao cidadão, disponíveis na aba Eleitor, localizada na barra superior do site. Na seção Serviços, o eleitor pode conferir sua situação eleitoral (se está regular ou com pendências na Justiça Eleitoral), retirar diversas certidões como de quitação eleitoral, além de buscar o endereço do local onde vota (zona eleitoral), entre outras opções.

No link Situação eleitoral, o cidadão pode verificar se tem alguma pendência (multa, cancelamento de título, etc) com a Justiça Eleitoral. A pesquisa pode ser feita mediante Consulta por nome ou Consulta por título.

Na opção Certidões, o eleitor tem acesso a certidões sobre composição partidáriacrimes eleitoraisfiliação partidária, negativa de alistamento e de quitação eleitoral.

A emissão ou validação das certidões pela internet, exige o preenchimento de todos os campos do formulário de emissão ou validação. Os dados informados devem coincidir inteiramente com os constantes do cadastro eleitoral. Se forem diferentes, a certidão não será emitida. Se o cidadão não dispuser dos dados necessários para efetivar a emissão ou validação, deve procurar um cartório eleitoral para obtê-los.

Em Título e local de votação, a pesquisa do local onde se vota pode ser feita por meio da Consulta por nome ou Consulta por título. Por meio da opção Consulta por nome é possível obter, antes, o número do título. O eleitor pode ainda instalar um aplicativo, conforme a tecnologia do seu aparelho (iOS ou Android), para localizar os dados de sua seção eleitoral.

Já o link Zonas eleitorais – cartórios explica o que é uma zona eleitoral, sua composição, e permite localizar o endereço de cada uma.

Além das opções citadas, a seção Serviços da aba Eleitor oferece os seguintes links aos eleitores: Disque-Eleitor, Mesário, Justificativa eleitoral, Mesário, Monitoramento de sistemas, Pré-atendimento eleitoral, Processo Eleitoral no Brasil, Restituição de multas, Voto em trânsito.

EM,FP/JP

Últimas notícias postadas

Recentes