Eleições 2016: começa o credenciamento de jornalistas para Centro de Divulgação das Eleições do TSE

Eleições 2016: começa o credenciamento de jornalistas para Centro de Divulgação das Eleições do TSE

Logo Eleições 2016 azul

Começa hoje (29) o credenciamento dos profissionais de imprensa que usarão o Centro de Divulgação das Eleições (CDE) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições municipais deste ano.  O credenciamento deverá ser feito on-line, por meio de preenchimento do formulário disponível no Portal do TSE até o dia 13 de setembro. As credenciais deverão ser retiradas na sede do TSE de 14 de setembro a 1º de outubro. Como o número de vagas no CDE é limitado (conta com 102 estações de trabalho e 12 cabines de rádio), haverá uma limitação do número de credenciais por veículo de comunicação: duas para mídia impressa e mídia digital (repórter e fotógrafo), quatro para emissoras de TV (repórter, cinegrafista, auxiliar e produtor) e uma para rádio.  

Nas  credenciais não constará o nome do profissional, mas sim o do veículo de comunicação, o que permitirá o revezamento de equipes por turno. Porém, os nomes dos profissionais que trabalharão no Centro deverão ser previamente informados ao TSE. Por esse motivo, a credencial não dará acesso automático ao CDE; será preciso que o profissional se identifique na entrada do prédio ao chegar.

O CDE começará a operar no dia 19 de setembro, no terceiro andar do edifício-sede do TSE, com espaço para redação, cabines de rádio e ambiente com backdrop (com o logotipo institucional das eleições) para entradas ao vivo na programação das TVs e também para entrevistas. O espaço destinado aos jornalistas e redatores contará com rede de internet sem fio e copa. No espaço, também funcionará o posto de atendimento da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do Tribunal, que auxiliará os profissionais de comunicação com informações relativas ao pleito e, ao longo dos dias de votação, com boletins atualizados.

Sorteio de lugares

Os veículos credenciados que tiverem interesse em garantir lugares fixos no CDE (bancada, cabines de rádio e ambiente com backdrop) deverão preencher outro formulário que também está disponível no Portal do TSE. O preenchimento  do formulário assegura a participação dos veículos em um sorteio para a definição dos lugares, que será realizado no dia 14 de setembro, no TSE.

Histórico

O Centro de Divulgação das Eleições (CDE) foi instalado nas dependências do TSE pela primeira vez em 1998, quando foi montada uma estrutura provisória no térreo da antiga sede do Tribunal. O objetivo do espaço é centralizar o trabalho dos profissionais de comunicação para que possam levar a informação ao cidadão de forma rápida, clara e objetiva. Com a mudança do TSE para a nova sede, foi possível reservar um espaço próprio para o centro, e dotá-lo de estrutura permanente , com redução dos custos de montagem a cada dois anos.

VP/RG

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido