Encerramento do VI Eneje traz a apresentação de propostas de grupos de trabalho

Nesta sexta-feira (19), encerrou-se o VI Encontro Nacional de Escolas Judiciárias Eleitorais (Eneje), realizado pela Escola Judiciária Eleitoral do TSE (EJE/TSE).  O evento trouxe palestras e discussão de ideias e propostas em grupos de trabalho.

Todas as Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) Regionais foram convidadas a participar do evento. As escolas possuem alguns eixos de atuação: capacitação de magistrados e de agentes públicos; aprimoramento das práticas eleitorais; políticas e educação para cidadania. Esses eixos se interconectam no objetivo comum de fortalecer a democracia e o processo eleitoral.

Para o diretor da EJE/TSE, Fábio Lima Quintas, o evento superou expectativas. “Os grupos de trabalho mostraram engajamento, qualidade e maturidade nas propostas apresentadas”, conta o diretor.

Segundo ele, a direção da escola apresentará um plano de trabalho à Presidência do TSE. Ele ressalta que o evento trouxe subsídios para a elaboração do planejamento. A partir desse plano, serão construídos projetos, ações e indicadores, consideradas as propostas e discussões apresentadas no Eneje.

O servidor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PB, Gerson José da Silva, mostrou-se satisfeito com o evento. “Foi um encontro bem estruturado, com propostas excelentes, que visam o fortalecimento das EJEs, além do aperfeiçoamento das atividades e condutas da Justiça Eleitoral”, avalia o participante.

O desembargador do TRE-PR, Luiz Fernando Tomasi Kepper, destaca a reunião das várias escolas no evento. “A interação entre as escolas judiciárias foi algo muito importante, pois discussões são feitas com consenso e, com o Eneje, saímos fortalecidos”, diz.

Logomarca da EJE/TSE

A escolha da nova logomarca da EJE/TSE foi uma das atividades realizadas no VI Eneje. A votação ocorreu por meio da urna eletrônica, até o meio-dia da quinta-feira (18).

O assessor-chefe da Escola, Adisson Taveira Rocha Leal, explica que as três logos que participam da votação foram escolhidas em uma triagem feita entre servidores da EJE e da Presidência, a partir de seis modelos elaborados  pela Secretaria de Gestão da Informação (SGI). Com 91 votos, foi feita a escolha da segunda opção, com uma reprodução do mapa do Brasil, e que “simboliza a integração entre as escolas”, conta Adisson.

Revista Estudos Eleitorais

Durante a sessão de encerramento do evento, foi anunciado o relançamento da Revista Estudos Eleitorais. Por coincidência, a reestruturação da revista foi uma das propostas de um dos grupos de trabalho do evento.

De acordo com Adisson Taveira Rocha Leal, a revista contará com três editorias: uma seção de artigos diversos de doutrina; outra de estudos eleitorais na história; e uma com estudos eleitorais realizados pelo mundo.

A nova edição da revista Estudos Eleitorais será publicada até o final de agosto.

RD/LC

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido