Ministro Herman Benjamin é eleito corregedor-geral da Justiça Eleitoral

Ministro Herman Benjamin

O ministro Herman Benjamin foi eleito na sessão administrativa desta terça-feira (9) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o cargo de corregedor-geral da Justiça Eleitoral. O ministro assumirá a cadeira atualmente ocupada pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, que cumprirá o seu biênio e deixará o TSE no dia 2 de setembro. 

O ministro Herman Benjamin tomou posse como ministro efetivo na Corte Eleitoral em 27 de outubro de 2015. Foi empossado como ministro substituto no TSE em 16 de junho de 2014. Ele ocupa uma das duas vagas destinadas a ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, congratulou o ministro Herman Benjamin e a própria Corte Eleitoral pelo resultado da eleição, dizendo que a sorte da boa escolha coube, no caso, ao TSE. “O ministro sabe do carinho e da amizade que eu, em especial, mas todos nós nutrimos por Sua Excelência”, declarou o ministro Gilmar Mendes. 

O ministro Herman Benjamin agradeceu aos ministros a sua eleição para o cargo. 

 

 

Currículo 

Nascido em Catolé do Rocha (PB), o ministro Herman Benjamin formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Finalizou o mestrado pela University of Illinois College of Law, em 1987. Foi membro do Ministério Público do Estado de São Paulo, promotor e procurador de Justiça. O ministro atua também como professor universitário desde 1983. 

Composição 

Pela Constituição Federal, o TSE é integrado por, no mínimo, sete ministros, sendo três do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça e dois da classe dos advogados. A Presidência do TSE é sempre ocupada por um ministro do Supremo e o cargo de corregedor-geral da Justiça Eleitoral por ministro do STJ. 

EM/JP

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido