Plenário homenageia ministra Maria Thereza em sua última sessão no TSE

Plenário homenageia ministra Maria Thereza em sua última sessão no TSE

Ministra Maria Thereza de Assis Moura durante sessão do TSE

Na abertura da sessão plenária desta quinta-feira (25), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) homenagearam a ministra Maria Thereza de Assis Moura, que participou de sua última sessão como integrante da Corte. Ela representou o Superior Tribunal de Justiça (STJ) na Justiça Eleitoral nos últimos dois anos e, desde outubro de 2015, atuava também como corregedora-geral eleitoral.

A ministra Maria Thereza se emocionou ao agradecer as palavras de seus colegas. “ Saio feliz dessa Casa com a sensação de dever cumprido por representar aqui o STJ”, afirmou, acrescentando que buscou, em sua atuação, dar ao jurisdicionado a devida prestação de forma célere, dentro do espírito da Justiça Eleitoral.

O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, falou em nome de todos para “externar os mais profundos agradecimentos por sua colaboração e dedicação à Corte”. Em suas palavras, destacou que a ministra Maria Thereza deixa a todos “a impressão de lealdade, amizade, colaboração e fraternidade”.

Ele lembrou que a ministra Maria Thereza atuou como relatora dos processos que envolvem o pedido de cassação da presidente da República, Dilma Rousseff, e afirmou que, nessa função, teve “uma das mais espinhosas tarefas” e fez todo o esforço possível para avançar, apesar de processos dessa índole serem marcados por “incidentes inevitáveis”.

“Sua excelência deixa-os [os processos] extremamente bem encaminhados e é preciso ressaltar o seu empenho, a sua dedicação a esses processos”, enfatizou o ministro Gilmar Mendes.

 

 

Novo corregedor

Já o ministro Herman Benjamin, colega da ministra Maria Thereza no STJ e que a sucederá nas funções de corregedor no TSE, destacou inicialmente que a ministra é uma juíza exemplar. “Isso já é muito na biografia de qualquer um de nós: exercer essa função tão relevante de uma forma inatacável”, disse ele, ao elogiar outras qualidades como solidariedade, austeridade e “amiga extraordinária”.

MPE

Pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), o procurador-geral eleitoral Nicolao Dino falou da oportunidade que teve de conhecer a ministra Maria Thereza mais de perto. “Posso dar o testemunho da minha gratíssima surpresa em ter tido a oportunidade de conviver mais próximo com Vossa Excelência. Para muito além do convívio extraprocessual, Vossa Excelência é uma juíza absolutamente correta e comprometida com seu ofício jurisdicional. Tenho certeza de que  pode e sairá daqui com a sensação de dever muito bem cumprido”.

O advogado Gustavo Severo falou em nome da classe que atua no TSE e destacou o caráter da ministra Maria Thereza como pessoa e como magistrada. “A austeridade de Vossa Excelência nunca impediu que estivesse disposta a ouvir as razões das partes. Deixará saudade aos seus pares e à advocacia”, disse ele.

Composição do TSE

A Constituição Federal estabelece que o TSE é composto por sete ministros. São três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do STJ, e mais dois escolhidos e nomeados pelo presidente da República dentre seis advogados indicados pelo Supremo. O TSE elege seu presidente e vice entre os ministros do STF e o corregedor-geral da Justiça Eleitoral entre os ministros do STJ.

Na próxima terça-feira (30), o Plenário do TSE vai empossar o ministro Herman Benjamin na Corregedoria-Geral Eleitoral e  o ministro Napoleão Nunes Maia Filho na vaga que será aberta com a saída da ministra Maria Thereza.

CM/VP

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido