Presidente do TSE estará em Duque de Caxias (RJ) nesta sexta (26) para tratar de assassinatos de candidatos

Entrevista coletiva com ministro Gilmar Mendes

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, estará, nesta sexta-feira (26), às 10h, no Cartório Eleitoral de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ). O objetivo da visita é ver de perto a realidade daquela região, em virtude dos inúmeros assassinatos de candidatos a cargos eletivos nas eleições de outubro.

Nos últimos nove meses, 11 pré-candidatos foram assassinados na Baixada Fluminense, sendo dois em Duque de Caxias. O primeiro ocorreu no dia 2 de julho. O segundo, no dia 6 de julho. Ambos os candidatos foram executados a tiros. Ainda não se sabe se a motivação dos crimes foi política. O ministro afirma ser “preocupante a reiteração de crimes dessa natureza, razão pela qual esses homicídios devem ser investigados”.

Os assassinatos de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições deste ano não são uma realidade apenas da Baixada Fluminense. Já foram relatados casos nos municípios de Guarujá e Jandira (SP), Quixeramobim (CE), Mata de São João, Santanápolis, Feira de Santana e Serra Preta (BA), Teotônio Vilela (AL), Triunfo Potiguar (RN), Porto Acre (AC), Mirante da Serra (RO), Rio dos Índios (RS) e Santo Antônio do Descoberto (GO). 

JC/LC

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido