TSE celebra o Dia Internacional da Igualdade Feminina

Campanha Mulher na Política

Comemorado nesta sexta-feira (26), o Dia Internacional da Igualdade Feminina ressalta a história de lutas das mulheres em busca da valorização de gênero, paridade educacional e profissional e de aumento da participação feminina na política. A data marca o dia em que as mulheres foram às urnas pela primeira vez nos Estados Unidos, em 1920.

Quem tornou essa conquista possível foi o movimento sufragista norte-americano, composto por mulheres de diversas classes sociais, que chegaram a recorrer à desobediência civil para garantir o direito de votar.

Campanha

Como forma de incentivar a participação das mulheres na política por meio de candidaturas a cargos públicos em eleições majoritárias e proporcionais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou a campanha “Igualdade na Política”, em rede nacional de rádio e de televisão em abril deste ano. 

A campanha buscou conscientizar as brasileiras sobre a importância da participação feminina nas discussões dos problemas nacionais e de igualdade de gênero e compreende um vídeo de 60 segundos, um spot de 30 segundos, além de banner e folder. Nas redes sociais o tema está reunido pela hashtag #MaisMulheresNaPolitica. - Assista ao vídeo e ouça o áudio da campanha. 

Em 2014, ocorreu a primeira campanha no rádio e na TV pela maior participação das mulheres na política. Desde então, o número de mulheres candidatas aumentou em 71% em 2014 na comparação com 2010.

Com a Reforma Eleitoral de 2015, a campanha passou a ser obrigatória. De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97), entre os dias 1º de abril e 30 de julho em ano eleitoral, o TSE deve promover propagandas institucionais no rádio e na televisão para incentivar a participação de mulheres na política.

Clique aqui e confiras todas as campanhas do TSE. 

IC, EM/TC

Leia mais: 

26/08/2016 - 16h19 - Cidade mineira terá 100% das seções eleitorais presididas por mulheres 


 

 

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido