Ministro Dias Toffoli escreve capítulo sobre financiamento eleitoral brasileiro em publicação da OCDE

Ministro Dias Toffoli

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, é o autor do capítulo sobre o Brasil incluído na publicação “O financiamento da democracia: financiamento de partidos políticos e o risco da captura da ação política”, estudo que faz uma análise sobre as legislações de financiamento de campanhas eleitorais em nove países. O livro é uma iniciativa da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e alerta para os riscos de a democracia ser capturada por formas ilegais de financiamento de campanhas.

Apesar de não ser membro da OCDE, o Brasil foi incluído no estudo. No capítulo da publicação reservado ao país, o presidente do TSE apresenta uma visão geral do sistema de financiamento eleitoral, incluindo a legislação então aplicável, os mecanismos de controle e as iniciativas no sentido de garantir a transparência desse financiamento. O ministro também explica as ferramentas disponíveis para que os atores políticos possam cooperar com um sistema de financiamento que respeite os marcos legais e fala sobre as iniciativas para se criar legislações capazes de reformar e fortalecer o sistema de financiamento eleitoral no Brasil.

Para o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, a ação da Justiça brasileira no controle do financiamento eleitoral é um “caso edificante”. Ele acrescenta que tão importante quanto definir as formas de financiamento de campanha é criar mecanismos eficientes de fiscalização e de transparência das finanças de partidos políticos.

Confira aqui a íntegra do capítulo escrito pelo ministro Dias Toffoli.

RR/FP, JP

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido