Chefe da Assessoria Internacional do TSE acompanha eleições em São Tomé e Príncipe

Embaixador César Amaral

O chefe da Assessoria Internacional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), embaixador Cézar Amaral, acompanhou, como observador, nos dias 16 e 17 de julho, as eleições para presidente de São Tomé e Príncipe, país da costa oeste da África.

O embaixador Cézar Amaral manteve, no dia 16, reuniões com o presidente da Comissão Eleitoral Nacional de São Tomé e Príncipe, Alberto Pereira, bem como com observadores estrangeiros. Quando jovem, o presidente da Comissão Eleitoral Nacional estudou no Instituto Rio Branco como bolsista.

No dia das eleições (17), o chefe da Assessoria Internacional do TSE observou as urnas dos distritos de Água Grande (uma seção eleitoral), Pantufo (quatro seções eleitorais), Vila de Almas (três seções eleitorais) e Bombom (cinco seções eleitorais). O embaixador Cézar Amaral informou que, em todos esses distritos, as eleições transcorreram em clima de ordem e respeito às opiniões dos eleitores, sem quaisquer interferências indevidas.

“As seções foram muito bem organizadas, com numerosos mesários, sempre havendo segurança ostensiva de forças policiais, sem filas ou com pequenas filas para votar. Havia em todas as mesas resguardos à privacidade na votação. Não houve qualquer tentativa de convencimento ou propaganda para induzir o eleitor a votar em algum candidato. Não houve "boca-de-urna"”, disse o embaixador.

Diante do resultado das eleições do dia 17 de julho, a Comissão Eleitoral Nacional de São Tomé e Príncipe convocou o segundo turno do pleito, a ser disputado pelo atual presidente do país, Manuel Pinto da Costa, e por Evaristo Carvalho, no dia 7 de agosto.

EM/TC

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido