Presidente do TSE participa da primeira reunião do Brasil como Estado-membro do Idea

Ministro Gilmar Mendes durante reunião no IDEA

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, participou nesta quarta-feira (15), em Estocolmo, na Suécia, da primeira reunião do Brasil como membro efetivo do Conselho do Instituto para a Democracia e Assistência Eleitoral (Idea). A organização internacional tem a missão de apoiar a democracia sustentável, mais eficaz e legítima em todo o mundo.

A 11ª Sessão Extraordinária do Conselho foi conduzida pelo secretário-geral do Idea, Yves Leterme. Na ocasião, foram debatidas questões relacionadas à gestão do Instituto e aprovadas minutas de resoluções elaboradas na última sessão. Além disso, foram apresentados os relatórios de resultados de 2015 do Comitê Diretivo e do Conselho, e debatidas estratégias para os próximos anos. 

“Gostaria de manifestar o nosso apoio incondicional ao Plano de Estratégia do IDEA para 2018-2023. Não tenho dúvidas de que a integração do Brasil como um Estado-membro deste Instituto é uma grande oportunidade para o aperfeiçoamento de nossa democracia”, declarou o ministro Gilmar Mendes.

Parceria

O presidente do TSE destacou que a parceria entre o Idea e o Brasil “já produziu resultados notáveis”. Nesse sentido, o ministro lembrou de feitos como a versão em português do manual do Instituto de “Financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais”; do Seminário Internacional sobre Financiamento Eleitoral e Democracia, que ocorreu em junho de 2015 em Brasília; e da recente realização da VIII Conferência sobre a Justiça Eleitoral, em maio deste ano, em Manaus.  

“Em todas as oportunidades, podemos confirmar que os princípios e valores perseguidos por este Instituto Internacional são fundamentais para nossas instituições”, avaliou o ministro.  

Adesão

Essa foi a primeira vez que o Brasil participou como membro efetivo da organização, após a aprovação, pelo Congresso Nacional, da adesão brasileira ao Idea (Decreto Legislativo n° 42/2016). 

Criado em 1995, o Idea tem por objetivo prestar assistência técnica, desenvolver estudos e pesquisas sobre processos eleitorais, democracia e desenvolvimento. O Instituto, que conta atualmente com 28 Estados-membros, é financiado por contribuições voluntárias dos membros e de diferentes organizações, como a Comissão Europeia, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Agenda

A agenda do presidente do TSE em Estocolmo, que começou no dia 14, incluiu uma visita ao Speaker do Parlamento, Dr. Urban Ahli, que representa o maior posto do Legislativo sueco.

Além de participar da reunião de hoje no Idea, o ministro teve encontros com a Rainha Sílvia Renata Sommerlath, da Suécia, e com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Parlamento, Björn von Sydow.

Nesta quinta-feira (16), Gilmar Mendes se reunirá com o decano da Faculdade de Direito da Universidade de Estocolmo, professor Jonas Ebbesson, onde também ministrará palestra sobre “A situação política no Brasil e o papel das Instituições”.

JP,MM/FG

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido