Técnicos em Tecnologia da Informação se reúnem para avaliar funcionamento do JE Connect

JE Conect

Técnicos de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos 26 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) estão reunidos em Palmas (TO), nesta quinta (30) e sexta-feira (1º), para finalizar os preparativos de aperfeiçoamento do JE Connect: um sistema de informação que possibilita a transmissão do resultado das eleições a partir de qualquer computador conectado ao respectivo TRE, em rede Virtual Private Network (VPN).

No primeiro dia de trabalho, foram apresentados relatórios de desempenho do sistema, emitido o novo conceito do JE Connect e o plano de contingência nacional para solução. Os testes no sistema foram realizados de segunda (27) à quarta-feira (29), com 14 integrantes do Comitê Gestor do JE Connect.

O chefe da Seção de Totalização e Divulgação de Resultados do TSE, Julio Valente da Costa, participa do evento. Segundo ele, o encontro serve para consolidar  todas as iniciativas que foram tomadas no sentido de integrar os softwares. “Nós temos um sistema importante que é utilizado para o transporte de dados no dia da eleição chamado Transportador. Esse sistema roda por uma solução que foi desenvolvida pelo TRE de Tocantins - o JE Connect -, que foi abraçada pelos outros TREs e está virando uma solução nacional, chancelada pelo TSE. O evento servirá para padronizar as iniciativas e as formas de trabalho com o JE Connect e o Transportador”, explicou.

Julio Valente ressalta que os técnicos da Justiça Eleitoral buscam constantemente agregar mecanismos de segurança ao processo eleitoral brasileiro. “Desde 2015, nós temos trabalhado no sentido de aumentar as características e os mecanismos de segurança dos softwares envolvidos. O que podemos dizer é que a eleição esta se tornando cada vez mais segura”, pontuou.

RC/JP, com informações da Assessoria de Comunicação do TRE-TO

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido