Orçamento do TSE leva ministro Gilmar Mendes ao Jaburu

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, e o presidente da República interino, Michel Temer, se reuniram no começo da noite deste sábado (28) para tratar da necessidade de recomposição urgente do orçamento do TSE neste ano eleitoral.

"Em quatro meses, o Brasil vai realizar eleições com mais de 140 milhões de eleitores, que votam em mais de 530 mil urnas, mobilizam perto de 2 milhões de mesários e 580 mil candidatos. A Justiça Eleitoral precisa mandar fabricar 90 mil novas urnas para serem distribuídas em todos os estados”, alertou o presidente do TSE.

Logo que assumiu a Presidência do Tribunal, no dia 12 deste mês, Gilmar Mendes procurou o então ministro do Planejamento, Romero Jucá, para reivindicar a reposição de, pelo menos, R$ 150 milhões, dos R$ 250 milhões da verba da Justiça Eleitoral que foram destinados ao Fundo Partidário.

Na sexta-feira (27), enquanto aguardava uma oportunidade para conversar com Temer, o presidente do TSE reforçou o pedido e a urgência em conversa com o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. No sábado, surgiu a oportunidade da reunião com o presidente da República interino, que retornara de São Paulo para Brasília.

O presidente do TSE acredita que o problema será resolvido nos próximos dias, para que o Tribunal acelere o processo de organização das eleições municipais.

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido