TSE alerta sobre comunicações falsas em nome da Justiça Eleitoral

Mão segurando mouse, com o símbolo de @ em destaque.

Com a proximidade das eleições, e-mails falsos são enviados em nome da Justiça Eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por sua vez, alerta que não faz esse tipo de serviço ao eleitor.

São assuntos diversos, como cancelamento de título de eleitor, convocação de mesários e regularização de cadastro. As mensagens possuem links que, ao serem acessados, podem conter vírus de computador ou qualquer outro software malicioso, que visa captar dados sensíveis do cidadão como senha de banco e outros dados que podem trazer prejuízos sérios.

O secretário de Tecnologia de Informação do TSE, Giuseppe Dutra Janino, lembra que “convocações são feitas por correspondências convencionais como cartas registradas, publicação em mídia oficial ou em alguma mídia local como jornais impressos”.

Giuseppe esclareceu que alguns Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) praticam esse tipo de comunicação com o eleitor para a convocação de mesários, mas apenas mediante prévia autorização. “Podemos dizer que na sua grande maioria a Justiça Eleitoral não envia e-mail aos eleitores. Caso o eleitor receba um e-mail sem ter previamente autorizado, deve deletá-lo imediatamente”, afirmou.

SMS

O secretário explicou ainda que em nenhuma hipótese a Justiça Eleitoral envia mensagens por SMS. “Não há nenhum caso em que a JE utilize esse mecanismo de comunicação por dispositivo de telefonia celular. Caso o eleitor receba algum tipo suspeito de comunicação, poderá entrar em contato com as ouvidorias dos Tribunais, por meio de canais disponíveis nos respectivos portais, onde os eleitores podem fazer seus questionamento e terão respostas rápidas para essa informação” ressaltou o secretário.

FP/RC

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido