Na Índia, diretor da EJE/TSE fala sobre a importância da educação do eleitor para um voto ético

Representante da EJE/TSE, Fábio Quintas, participa de conferência na Índia sobre educação do ele...

Nesta quinta-feira (20), o diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE), Fábio Quintas, ministrou palestra na Conferência Internacional sobre Educação do Eleitor para Participação Inclusiva, em Nova Délhi, capital da Índia. Ele discorreu sobre o tema “A educação do eleitor para o voto ético e informado”. Participaram do encontro 26 delegações de cinco continentes.

O evento, que começou ontem (19) e se encerrou hoje, teve como objetivo discutir a educação do eleitor, como meio de fortalecer a democracia e a participação no processo eleitoral e político.

Durante a conferência, foi inaugurado um portal na internet (VoICE.NET), que servirá como uma ferramenta de troca de experiências entre os diversos países participantes. Ao final dos trabalhos, foi aprovada uma declaração sobre educação do eleitor. “Trata-se de uma nova etapa de cooperação internacional na busca de promover a educação do eleitor”, destacou Fábio Quintas a respeito do evento.

Organizada pela Comissão de Eleições da Índia, a conferência debateu os seguintes temas: alfabetização eleitoral na educação formal; alfabetização eleitoral inclusiva por meio da educação informal; melhoria da participação por categorias especiais de eleitores; papel da tecnologia de comunicação e informação para a educação do eleitor; e educação do eleitor para o voto ético e informado.

O evento teve o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Instituto Internacional Indiano da Democracia e Gestão Eleitoral (IIIDEM) e da Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (IFES).

LC/RC

Leia mais:

19/10/2016 - Representante da EJE/TSE participa de conferência na Índia sobre educação do eleitor

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido