TSE e IBGE firmam parceria para subsidiar eleitor com informações atualizadas sobre seu município

Assinatura de protocolo de intenções entre TSE e IBGE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, e o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulo Rabello de Castro, lançaram nesta quinta-feira (1º), em cerimônia no TSE, o folheto “O seu Município em Números 2016”. As informações estarão disponíveis em papel e em meio digital, contendo dados relevantes de cada um dos 5.570 municípios brasileiros, como o perfil da população e dos domicílios, saúde, educação e economia, bem como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O objetivo do material, específico para cada município brasileiro, é subsidiar eleitores e candidatos sobre a realidade socioeconômica de cada cidade, de modo a permitir que as soluções mais compatíveis sejam debatidas e avaliadas no momento do voto. “Com isso, o IBGE, de certa forma, cumpre a sua missão de retratar o Brasil e levar essa informação mais para perto de cada brasileiro. O TSE nos permitiu usar sua base de dados e produzimos 5.570 diferentes folhetos impressos, que já estão sendo distribuídos, e também temos as informações em meio digital, nos sites do IBGE e do TSE”, salientou Paulo Rabello de Castro.

O ministro Gilmar Mendes destacou a importância da parceira com o IBGE, que já mostra resultados. O ministro afirmou que há um déficit de informação porque muitos eleitores não conhecem a realidade de seus municípios. “Com essas informações, o eleitor poderá fazer uma avaliação adequada do seu candidato e verificar se as propostas apresentadas dizem respeito à realidade local ou se são propostas estratosféricas. Se um dado candidato tem uma proposta que revela desconhecimento ou pouco conhecimento em relação a determinado problema, o próprio eleitor terá condições de avaliar isso”, enfatizou o presidente do TSE.

 

 

Na avaliação do ministro Gilmar Mendes, o acesso aos dados estatísticos de cada município fará também com que os debates, os programas e as campanhas eleitorais sejam mais consistentes. “Esta foi uma boa iniciativa do IBGE que nós incorporamos, colocando à disposição dos eleitores de todos os municípios do Brasil a possibilidade de conhecer os dados disponíveis e confiáveis sobre a situação da sua cidade, podendo fazer a verificação sobre os programas adequados dos candidatos e também testar o conhecimento dos candidatos”, avaliou o ministro Gilmar.

O material informativo tem foco em temas de responsabilidade municipal – como destino final do lixo –, e assuntos que afetam diretamente a população – entre eles o acesso à creche, à pré-escola e ao ensino fundamental, mortalidade infantil e casos registrados de dengue. Também há explicações sobre o que fazem prefeitos e vereadores e quais as responsabilidades de cada um, além do número de eleitores por grupos de idade em cada município. Foi impresso cerca de 1,1 milhão de folders, que serão entregues aos candidatos, às prefeituras e câmaras de vereadores, bem como aos veículos de comunicação, associações e organizações da sociedade civil.

Versões digitais dos folhetos serão enviadas, por e-mail, a todos os candidatos da base de dados do TSE. A versão digital também ficará disponível para consulta e download no site do IBGE e já está inserida no sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE (DivulgaCandContas).

VP/LC



ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido