Abelardo Luz (SC) terá nova eleição para prefeito e vice-prefeito no domingo (3)

Abelardo Luz terá nova eleição para prefeito e vice-prefeito no domingo (3)

Urna eletrônica votação

No próximo domingo (3), os eleitores de Abelardo Luz (SC) voltarão às urnas para eleger os novos prefeito e vice-prefeito do município, em eleição cujas instruções são determinadas pela Resolução TRESC nº 7.968/2017. A eleição ocorrerá das 8h às 17h e o comparecimento às urnas é obrigatório para os eleitores nessa cidade.

Os candidatos a prefeito são Wilamir Domingos Cavassini (PSDB), Celso Santin (PMDB), Altair Lavratti (PSOL) e Vilmar Baumgratz (PT). Já os respectivos candidatos ao cargo de vice-prefeito são Jorge Luiz Piccinin (PP), Fabricio Luiz Stefani (PMDB), Gilmar Fidelis de Mello (PSOL), e Tiago Kosinski (PT).

Entenda o caso

Após o indeferimento, em  primeira instância, do registro de candidatura de Nerci Santin, inicialmente eleito prefeito do município em 2016, este interpôs recurso no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, o qual decidiu, por maioria de votos dar provimento ao recurso de Nerci Santin.

Foi interposto recurso especial pelo Ministério Público Eleitoral e pela Coligação Pra Frente Abelardo Luz ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidiu, por maioria, dar provimento ao recurso especial eleitoral e reformar a decisão do TRE-SC, restabelecendo a sentença de primeira instância.

Os autos subiram ao Supremo Tribunal Federal (STF), em agravo regimental interposto por Nerci Santin. O STF manteve o indeferimento de seu registro de candidatura, por entender que o candidato estaria inelegível à época da votação, em virtude de uma condenação, em 2010, por crime contra a administração pública (Acórdão STF publicado em 01/08/2017).


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Últimas notícias postadas

Recentes