Campanha Mitos Eleitorais desta semana fala sobre voto impresso

Campanha Mitos Eleitorais desta semana fala sobre voto impresso

Voto Impresso

Neste domingo (20), irá ao ar nas redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o nono vídeo da campanha “Mitos Eleitorais”. O tema desta vez será “voto impresso” e desvendará a pergunta: o eleitor pode levar o voto impresso para casa?

Para conferir o vídeo com a resposta e saber mais sobre o assunto, basta acessar a fanpage do TSE no Facebook e o perfil do Tribunal no Twitter. O vídeo vai ajudar a esclarecer o tema por meio de linguagem infográfica, totalmente voltada para as redes sociais.

O vídeo desta semana esclarece o passo a passo do voto impresso: primeiro, o eleitor vota na urna eletrônica, em seguida, a impressora imprime o registro do voto. O eleitor, então, verifica o voto através de um visor. O registro do voto digital é armazenado e vai direto para a urna lacrada. Ninguém tem contato com o registro do voto. Em 2018, o registro do voto será adotado apenas em algumas seções eleitorais.

A campanha “Mitos Eleitorais” é diferente das demais desenvolvidas pela Justiça Eleitoral porque não é veiculada nas emissoras de televisão e rádio. A ideia da campanha é desmistificar esses temas para que o eleitor fique mais esclarecido.

Os outros temas da campanha são: Voto em branco vai para quem está ganhando? Voto em branco é igual a voto nulo? É eleito sempre o candidato que possui mais votos? Quem não votou na última eleição não pode votar na próxima? Depois da eleição é possível saber em quem o eleitor votou? Quem é convocado para ser mesário, será convocado sempre? Ninguém pode ser preso no dia da eleição? O eleitor pode votar usando a camiseta do seu partido?

Também faz parte da campanha uma ação específica no perfil oficial do TSE no Twitter (@TSEJusbr). Trata-se de uma espécie de jogo em que o eleitor poderá testar seus conhecimentos eleitorais. 

BB/LC

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido