Parceria entre TSE e SBC vai aprimorar o sistema eleitoral

Parceria entre TSE e SBC vai aprimorar o sistema eleitoral

Ministro Gilmar Mendes e Lisandro Granville durante cerimônia de Assinatura de Convênio entre o ...

Um acordo de cooperação assinado nesta quinta-feira (24) entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) vai possibilitar o aprimoramento dos sistemas utilizados pela Justiça Eleitoral.

 

 

Após a assinatura do acordo, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, destacou que o “Brasil é hoje referência mundial no sistema de votação e, a cada ano, temos procurado avançar ainda mais no processo de informatização. E a Justiça Eleitoral tem buscado sempre melhorar os procedimentos de segurança dos sistemas de votação e apuração para garantir a transparência do processo democrático”. Ele destacou que a parceria com a SBC é mais um passo nesse sentido.

“Hoje podemos dizer que trilhamos um longo caminho de construção de um processo eleitoral sólido e robusto, do qual o Brasil pode se orgulhar e deve cuidar por preservar e aprimorar sempre. Por isso, estamos certos de que o suporte técnico da Sociedade Brasileira de Computação será fundamental para o aperfeiçoamento da computação no âmbito do TSE”, enfatizou.

Presidente da SBC

Já o presidente da SBC, Lisandro Granville, ressaltou que a assinatura desse acordo é uma “oportunidade” e também uma “obrigação” da instituição, como sociedade científica, contribuir com o processo eleitoral, que é de interesse de todos os cidadãos brasileiros.

Na prática, os especialistas que integram a SBC – que é uma sociedade científica sem fins lucrativos com 38 anos de atuação, que reúne estudantes, professores, profissionais, pesquisadores e entusiastas da área de Computação e Informática de todo o país – já poderão contribuir a partir do próximo Teste Público de Segurança (TPS), em novembro, quando os técnicos ajudarão a testar as possíveis vulnerabilidades da urna eletrônica e propor soluções para eventuais falhas.

Além do TPS, os técnicos gabaritados vão auxiliar o TSE na cerimônia de assinatura digital, na ocasião das próximas eleições, e também na fiscalização do sistema eletrônico de votação como um todo.

O presidente do TSE acredita que a participação da SBC em todo esse processo fortalece ainda mais, para a sociedade brasileira, a credibilidade do processo eletrônico de votação.

Inicialmente, o convênio tem a duração de 60 meses. O acordo deve ser cumprido por meio de planos de trabalho, fixados de maneira negociada, e que serão implantados por Grupo de Trabalho (GT) a ser formado por indicação do TSE e da SBC. Cada plano de trabalho conterá metas e respectivos prazos para a sua execução.

CM/EM

Leia mais:

TSE e Sociedade Brasileira de Computação assinam convênio que prevê o aprimoramento do sistema eleitoral

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido