Presidente do TSE e jornalista Heraldo Pereira falam sobre “Jornalismo e Democracia” em aula magna

Presidente do TSE e jornalista Heraldo Pereira falam sobre “Jornalismo e Democracia” em aula magna

Aula Magna com Ministro Gilmar Mendes e jornalista Heraldo Pereira

Confira as fotos do TSE no flickr

Na tarde desta sexta-feira (18), o presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, e o jornalista da Rede Globo, Heraldo Pereira, ministraram a aula magna do curso à distância “Democracia e Justiça Eleitoral” para estudantes de Jornalismo e servidores do Tribunal. Na ocasião, ambos discorreram sobre diversos assuntos da seara do Direito e da Comunicação, bem como responderam às perguntas dos participantes. 

 

 

Ao iniciar a aula, Gilmar Mendes falou sobre memórias e lembranças da democracia atual e destacou a importância da imprensa. “Nós, hoje, não conseguiríamos pensar na democracia, tal como a temos, sem esse vínculo estreito com a atividade da mídia em geral, que também está passando por um processo de intensa transformação com as chamadas novas mídias, a internet e todas essas redes de comunicação”, disse. 

Segundo o presidente do TSE, a democracia depende, na verdade, do entendimento que as pessoas têm sobre o funcionamento do Estado, para que haja continuidade e mudança. “A sociedade sempre tem separação, incompreensões, divisões, e a mídia cumpre o papel de cimento, às vezes de argamassa, de elemento divisor. Em suma, a mídia tem um papel essencial no processo democrático”, afirmou Mendes. 

Por isso, na avaliação do ministro, as pessoas públicas devem zelar para que a informação chegue ao cidadão da maneira mais correta e transparente possível. “O nosso relacionamento com a mídia deve ser também marcado por uma relação de ética e de transparência, tanto quanto possível, e evitar mal entendido. Isso é fundamental”, ponderou. 

Ao finalizar sua palestra, o presidente da Corte Eleitoral reforçou o papel da imprensa na geração do contraditório junto a sociedade. “Sem esse trabalho de esclarecimento a democracia não teria vitalidade e, obviamente, não haveria esse processo de transformação”, frisou. 

Jornalismo 

O jornalista Heraldo Pereira, por sua vez, declarou que é um prazer voltar ao TSE para ministrar aula magna de um curso voltado a estudantes, envolvendo Jornalismo e Direito Eleitoral. 

“Esse curso à distância é uma oportunidade fantástica para que os futuros colegas, tanto da área da Comunicação [Jornalismo] quanto da área do Direito, possam ter acesso a essas discussões que fazem parte das duas disciplinas e que são tão inseridas na área das humanidades”, avaliou o jornalista que também é formado em Direito. 

Para ele o maior desafio é fazer com que os jornalistas que estão ingressando na profissão possam ter contato efetivo com matérias correlatas à Comunicação e também ao Direito. “Eu acho que esse é um desafio que se tenta buscar, se tenta complementar a própria função da Comunicação Social na faculdade”, disse. 

Dessa forma, segundo Pereira, é muito importante que os jornalistas tenham, cada vez mais, uma formação adequada na área do Direito para que possam informar a população. 

O curso 

O curso de Ensino à Distância (EAD) “Democracia e Justiça Eleitoral” inicia no dia 4 de setembro. Foi organizado pela Assessoria de Comunicação (ASCOM) do TSE em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE), e é voltado para estudantes de Jornalismo que cursam o sétimo e oitavo semestres em faculdades e universidades do Distrito Federal. 

Também é destinado aos estudantes de graduação que, muitas vezes, já atuam no mercado de trabalho, mas necessitam aprofundar os conhecimentos sobre a matéria eleitoral, a fim de melhorar o desempenho na transmissão jornalística de informações.

O conteúdo estará disponível a partir do dia 4 no ambiente virtual de aprendizagem da EJE/TSE: HTTPS://eadeje.tse.jus.br. As inscrições são gratuitas e os interessados podem se inscrever no próprio ambiente da EJE. 

IC/JP

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido