Ministro Gilmar Mendes fala sobre as eleições brasileiras de 2018 no Congresso dos EUA

O presidente da Corte Superior Eleitoral brasileira cumpre uma série de agendas na capital americana até esta quarta-feira (13)

Ministro Gilmar Mendes durante palestra para grupo "Brazil Caucus"

Em viagem oficial a Washington, DC (EUA), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, proferiu palestra no Congresso americano sobre as Eleições Gerais de 2018 no Brasil, nesta terça-feira (12). O convite partiu da organização Brazil Caucus, presidida pelos deputados americanos Patrick Meehan e George Meeks.

Durante a palestra, o presidente do TSE declarou que, por mais consolidada que esteja, a democracia é sempre testada e deve a todo tempo mostrar sua resiliência diante de desafios antigos e novos. “O Brasil, com todas suas qualidades institucionais e também suas adversidades, terá muito a ganhar com esse movimento de abertura e de reforço da transparência. Estamos seguros, também, de que as boas práticas do nosso país, como a urna eletrônica, serão novamente reconhecidos pela comunidade internacional como exemplares”, afirmou.

Segundo o ministro Gilmar Mendes, vivemos momentos muito complexos em que, por um lado, podemos comemorar nossas democracias cada vez mais fortes, mas, por outro, devemos permanecer vigilantes diante dos desafios que se apresentam. “As respostas, para serem eficazes, devem ser buscadas tanto em desenhos institucionais e legais quanto na aplicação de novas tecnologias. A função eleitoral deve não apenas reagir a dificuldades, mas também buscar antecipá-las”, enfatizou.

No encontro, os deputados Patrick Meehan e George Meeks reconheceram pontos em comum com o Brasil, principalmente a democracia e a necessidade de defendê-la diante dos desafios, como a manipulação de notícias e o combate à corrupção. Na ocasião, o deputado Meeks ressaltou a importância do Judiciário para a credibilidade das instituições como um todo, inclusive do ponto de vista dos investidores internacionais.

Acompanharam o ministro Gilmar Mendes, nesse evento, o embaixador do Brasil nos EUA, Sérgio Amaral; o secretário-geral da Presidência do TSE, Luciano Fuck; e o ministro-conselheiro da embaixada do Brasil nos EUA, Nestor Forster.

Agenda

Na segunda-feira (11), o ministro esteve reunido com o vice-secretário assistente para o Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado americano, Michael Fitzpatrick. Foram abordados na pauta do encontro os seguintes tópicos: perspectivas para as eleições brasileiras de 2018, promoção da democracia no Hemisfério Ocidental e a crise na Venezuela.

Em outro compromisso com o Departamento de Justiça dos EUA, Gilmar Mendes se encontrou com o vice-procurador-geral assistente e conselheiro internacional do órgão, Bruce C. Swartz. Entre outros assuntos, discutiram-se a cooperação no combate de potenciais ameaças cibernéticas e de manipulação da opinião pública pelas redes sociais (fake news), bem como o combate à corrupção e ao financiamento ilícito de campanhas políticas.

Ainda ontem (11), o presidente do TSE assinou um Acordo de Realização de Missão de Observação Eleitoral, para que delegados da Organização dos Estados Americanos (OEA) acompanhem in loco as eleições gerais brasileiras no ano que vem.

O presidente da Corte Superior Eleitoral brasileira cumpre uma série de agendas na capital americana até esta quarta-feira (13).

Confira as fotos no Flickr do TSE

MM, JP/DM 

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido